Exercícios Voltar aos enunciados de exercícios com vetores

Exercício. 4.4 Computar a média e desvio padrão de notas

Fazer um programa que solicita um natual N (N>0) e a seguir N valores reais representando as notas de uma turma (alunos). Seu programa deve computar a média e o desvio padrão das notas e imprimí-los, nessa ordem.

Lembrete 1: A média (aritmética) de N valores em um vetor vet[.] é med=(vet[0]+vet[1]+...+vet[N-1])/N. Já o desvio padrão desses N valores em vet[.] é dado pela expressão: (((vet[0]-med)*(vet[0]-med)+...+(vet[N-1]-med)*(vet[N-1]-med))/N)1/2. (ou seja,  se definirmos parcial=(vet[0]-med)*(vet[0]-med)+...+(vet[N-1]-med)*(vet[N-1]-med))/N, então o desvio padrão é a raíz quadrada de parcial).

Dica 1: Para esse exercício é essencial que utilize tipo real (para a variável que acumula a soma dos elementos de vet[.]), para a média e para o desvio padrão.

Dica 2. Além disso será preciso utilizar vetor e como, no iVProg, é necessário definir o vetor com uma dimensão máxima, declare o vetor para as notas com 5 elementos.

Dica 3: Como é necessário computar a raíz quadrada de um valor real, ao construir sua expressão, utilize a opção Selecione | Função | Matemática | raiz_quadrada (ou seja, após "clicar" no Selecione, siga opção Função, daí a opção Matemática e por último a opção que pega a função raiz_quadrada - mas é necessário definir sobre qual real será aplicada a função).

Exemplos: (1). Se N=1 e vet receber { 6.0 } deverá ser impresso na primeira linha 6.0 e na seguinte 0.0 (respectivamente, a média e o desvio). (2). Se N=5 e vet receber { 6.0, 6.0, 7.0, 8.0, 8.0 } deverá ser impresso na primeira linha 7.0 e na seguinte 2.0. (3). Se N=5 e vet receber { 2.0, 4.0, 6.0, 8.0, 10.0 } deverá ser impresso na primeira linha 6.0 e na seguinte 6.32455532.

Entrada esperada: um número inteiro N seguido de N valores reais.
Saída esperada: um número real com a média dos elementos do vetor (que terá N elementos) e na linha seguinte outro real (o desvio padrão dos N elementos).