iVProg

O iVProg (Programação Visual interativa na Internet) é um dos sistemas educacionais de código livre do LInE, sendo destinado ao ensino e à aprendizagem de algoritmos e programação. O iVProg implementa o conceito de Programação Visual (PV) que emprega ícones e simplifica a construção de códigos, reduzindo a necessidade do aprendiz conhecer detalhes de linguagens de programação.

O iVProg dispoe de um avaliador automático para exercícios e pode facilmente ser integrado ao ambiente Moodle a partir do pacote iTarefa. A primeira versão do iVProg foi implementada em Java em 2009, confira aqui as versões anteriores do iVProg.

Construção de vetores no iVProg

Ilustraremos a criação de vetor a partir de um exemplo simples, um vetor com os 10 primeiros pares, ao final imprimindo também um elemento em posição arbitrária para mostrar como indexar um posição a partir de uma expressão (é necessário uma variável auxiliar, pois a interface gráfica do iVProg permite apenas variáveis simples).

1. Inicialmente, clicando no botão , crie uma veriável, que "nascerá" com o tipo inteiro e com nome variavel_0. Se necessário, "clique" sobre o nome da variável para alterar seu nome, digamos para vet, como na figura abaixo.

2. Inicialmente, "clicando" no botão , crie uma veriável, (que "nascerá" com o tipo inteiro).


Veja miniaturas das 4 imagens do Gif animado: 1, 2, 3 e 4.

3. Ao transformar a variável vet em vetor, ela terá inicialmente duas posições (vet[0] e vet[1]). Para criar mais elementos, deve-se "clicar" no botão + do lado direito da última posição do vertor para criar novas posições para o vetor (aumentar sua dimensão). Analogamente, se decidir reduzir a dimensão, deve-se "clicar" no botão -. Imagem dos dois botões: .
Abaixo a imagem de como ficaria o vetor vet com 10 posições (desde vet[0] até vet[9]).

4. Para usar o vetor, deve-se definir o seu índice, por exemplo, na imagem abaixo apresentamos um laço para definir o valor na posição i do vetor. Durante a construção da atribuição ao vet[i] deve-se selecionar o índice i.

5. A imagem abaixo apresenta a situação final do laço definindo vet[i] com o valor j+2, sendo j incrimentado de duas unidades a cada passo (ou seja, vet[i] terá o i+1-ésimo número par).

6. A imagem abaixo ilustra a necessidade de usarmos uma variável auxiliar para pegar posições específicas do vetor, uma vez que a interface visual do iVProg não permite a construção de uma expressão aritmética dentro do indexador de vetor. Assim, usamos j recebendo i-5 (o i sai do laço repita_para com o valor 10), para indexar vet[i-5] (resultando em vet[5] naquela posição do código).

Alguns exercícios envolvendo vetores.

Exerc. 4.1 »: Imprimir ordem inversa

Exerc. 4.2 »: Encontrar maior dentre 5 fixados (dentre N)

Exerc. 4.3 »: Buscar valor em conjunto 5 fixados (dentre N)

Exerc. 4.4 »: Média e desvio padrão