CURSO DE ATUALIZAÇÃO GRATUITO PARA JORNALISTAS E TURISMÓLOGOS

Já estão abertas as inscrições para a oficina gratuita sobre ÁREAS DE RISCOS E PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS, que será realizada no dia 3 de março de 2022, das 16 às 17 horas, pela CJE TV.

O link de acesso é o https://youtu.be/I3ZRBprqLzg

O curso será ministrado pelos professores Eduardo Macedo e Marcelo Gramani, ambos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e visa atualizar profissionais do jornalismo, do turismo e de áreas afins sobre questões relacionadas ao meio ambiente, à tecnologia e à comunicação.

A oficina integra o Ciclo Cidades Tecnológicas e Comunicativas, uma parceria entre o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Os interessados receberão certificados do evento mediante assinatura da lista de presença virtual no dia do evento.

As inscrições já podem ser realizadas pelo link:

CONFERENCISTAS

• Eduardo Macedo é geólogo pelo Instituto de Geociências, graduação em História, ambos pela USP, doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP e especialização em Ciências e Desastres Naturais pelo NIED-Japão. Pesquisador desde 1981 do IPT. Coordenou Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas. Professor e orientador do Mestrado em Tecnologia da Habitação do IPT. Atua nos seguintes temas: gestão de riscos, riscos geológicos e hidrológicos, movimentos de massa, erosão, inundação, defesa civil, plano preventivo de defesa civil, mapeamentos de risco, reurbanização de áreas, cadastro de riscos, educação.
  • Marcelo Gramani é geólogo (IGc-USP), Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Pesquisador do IPT na Seção de Investigações, Riscos e Gerenciamento Ambiental.  Representa o IPT no Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos – PDN e no Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC. Trabalha com risco geológico, deslizamentos, corridas de massa, desastres naturais, planos preventivos, atendimentos emergenciais e mapeamentos de áreas de risco.

CRONOGRAMA DO CICLO “CIDADES TECNOLÓGICAS E COMUNICATIVAS”

1: Economia circular: gestão de resíduos sólidos e logística reversa – 7 DE OUTUBRO DE 2021 – Cláudia Echevenguá Teixeira (disponível no canal do Youtube da CJE TV)

2: Cidades Inteligentes: O papel da transformação digital para tornar cidades mais inteligentes – 4 DE NOVEMBRO DE 2021 – Alessandro Santiago dos Santos (disponível no canal do Youtube da CJE TV)

3: Áreas de riscos e a prevenção de desastres naturais 3 DE MARÇO DE 2022 – Eduardo Macedo e Marcelo Gramani