CURADORIA_

Por Wilton Garcia.
wiltongarcia.com.br.

No enlace da curadoria, o procedimento criterioso de escolha, seleção e decisão de uma temática transforma-se em pauta a ser desenvolvida pelo rigor dos responsáveis que assinam o recorte estipulado. Os critérios da curadoria ativam ideias quando busca o singular. Ao selecionar algo, a tomada de decisão traz consigo a preferência, a ser fundamentada por critérios curatoriais.

A curadoria ocasiona uma produção de subjetividade, quando elege elementos preferenciais. A ideia de curadoria, experimenta a escolha de objetos e contextos, diante de uma pauta cultural de interesse público, capaz de comentar o cotidiano da sociedade atual, bem como propiciar extravagâncias que estejam para além da realidade.

Sobretudo na contemporaneidade, a curadoria se coloca no gesto de curar (melhorar), com cuidado, um objeto e/ou contexto, ao gerar uma narrativa envolvente que possa estimular e seduzir o público com desafios reflexivos. De modo simples, seria curar para melhorar, (re/des)ajustando limites. Isso equivale a arrumar o que for preciso, à (des)arrumação, que instiga algo a mais. A curadoria coordena os recursos disponíveis, de acordo com as necessidades recorrentes, produzindo discursos sofisticados.

Qualquer curadoria retrata um (re)corte específico de situações eleitas naquela circunstância específica cujo principal desafio experimenta oportunidades. Isso demonstra a capacidade crítico-reflexiva de se (re)articular o enunciado com artimanha e sagacidade, a partir de operadores que exploram as competências profissionais maturadas ao longo do tempo.

Ou seja, o arrebatamento por determinado escopo em uma curadoria consiste no amadurecimento de investigar, examinar, pesquisar, preterir e compartilhar ideias que disseminam valores, em suas diversas chances, possibilidades e oportunidades. Desde contextualizar a cada eixo temático, a curadoria insere termômetros acerca de certas condições adaptativas de um tom a ser (re)apreciado pela sociedade.

Sendo assim, uma curadoria procura trazer à tona efeitos impactantes. A relevância de um assunto balizado pela curadoria formaliza o (re)corte e o interesse maior traçando pesquisa e seleção de ideias tratadas, maneira criativa, como idiossincrasias. Ao lapidar tal perspectiva surge uma produção de subjetividade inerente à curadoria para gerar novas/outras imagens/informações. Ou seja, a curadoria torna-se uma camada relativa de derivações em que o ímpeto de cuidar de imagens/informações possibilita (re)criar abordagens capazes de acrescer a experiência humana, para além do lugar comum.

Com esse pressuposto, uma curadoria de ideias, talvez, (re)signifique as coisas no mundo, ao gerar embates (re)apropriando-se de estados intermediários, os quais são dispostos por límpida ação seletiva. Nesse caso, um exercício de curadoria (re)articula o enunciado selecionado com a sagacidade de estratégias discursivas (criatividade, flexibilidade e versatilidade), explorando as competências profissionais maturadas ao longo do tempo.

Wilton Garcia é artista visual, Doutor em Comunicação pela USP, Pós-Doutor em Multimeios pela Unicamp e Professor da Fatec Itaquaquecetuba/SP