15 ANOS DO ALTERJOR

O Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR) completa 15 anos em 2023. A ideia nasceu após uma conversa dos professores Luciano Victor Barros Maluly e Dennis de Oliveira com os então estudantes do Curso de Jornalismo Eliza Bachega Casadei e Rafael Duarte Oliveira Venancio, ambos agora doutores em Ciências da Comunicação, na sala 32 do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 2008.

O ALTERJOR conta, atualmente, com cerca de 50 pesquisadores e realiza atividades regularmente, com destaque para a Semana de Jornalismo Popular e Alternativo e o Colóquio de Comunicação Regional. Em 2022, o grupo organizou a Alcar Sudeste 2022 na ECA-USP, com mais de quatrocentos participantes.

Além disso, diversas produções estão atreladas ao grupo como programas em audiovisual, exposições artísticas e culturais, entre outras que você pode encontrar no site http://alterjor.webhostusp.sti.usp.br/.

Esse espaço foi criado para a divulgação do material produzido por pesquisadores e colaboradores, especialmente os produtos que refletem a temática do jornalismo popular e alternativo como as colunas que incluem a participação de colegas de Cuba, Uruguai, Nova Zelândia, entre outros países.

A Revista Alterjor é a vitrine deste coletivo, pois já está no ar há 14 anos, com duas publicações anuais e avaliação Qualis B1 pela Capes.

A Série Alterjor é a mais nova iniciativa e pode ser acessa pelos Livros Abertos da USP: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/series/Altejor

O Prof. Dr. Carlos Augusto Tavares Júnior merece uma menção honrosa pelo trabalho que faz, voluntariamente, para manutenção dessas publicações.

Os 15 anos do ALTERJOR precisam ser comemorados, pois estamos vivos e na luta por um jornalismo com credibilidade.