Erick Castelhero: Futebol, Esporte, Academia e Jornalismo

Erick Castelhero e Marli dos Santos, com Liraucio Girardi, Luciano Maluly e Daniel Muñoz (ao fundo, da esquerda para a direita)

Às vésperas de completar seus quarenta anos de trabalho na Gazeta Esportiva, Erick da Silva Castelhero nos convidou para a solenidade de defesa de sua dissertação de mestrado no Programa de Comunicação da Faculdade Cásper Libero no dia 29 de junho de 2023, às 16h30, no icônico prédio na Avenida Paulista.

Como não podia ser diferente, trata-se de um estudo de Jornalismo Esportivo, setor pouco explorado nas universidades de comunicação, em geral. Com o título Práticas do jornalismo esportivo no contexto web do Estadão: uma análise durante a Copa do Mundo do Catar em cobertura da Seleção Brasileira de futebol, Castelhero ofereceu à academia um trabalho com a mesma maestria de sua longa carreira.

Sobre futebol, e para além do futebol, como se deve ser.  Orientado pela professora Marli dos Santos,  ele  analisa as novas linhas de pesquisa em audiência do jornalismo, a produção da notícia, o consumo de mídia e até a criação e a alteração das linguagens do jornalismo esportivo ao longo das mudanças que a tecnologia impôs à essa profissão, com os eternos cambiantes meios e formatos pelos quais as notícias devem sair.

Sobre o Estadão e para além dele, também. A pesquisa também nos permite expandir investigações sobre os laços entre a chamada mídia “tradicional” e o novo mundo dos streamings, para o caso do jornalismo esportivo.

O estudo do jornalismo ganha muito com a presença na academia de mestres da produção da notícia esportiva, como é o caso de Castelhero.

A banca foi composta pelos professores Luciano Victor Barros Maluly (USP) e Liraucio Girardi Junior (FACASPER) e foi a última defesa desse tradicional programa de pós-graduação.

* Daniel Azevedo Muñoz é jornalista, doutorando em História Contemporânea pela Universidade Autônoma de Madri (Espanha) e, atualmente, faz estágio doutoral na ECA-USP.