PROGRAMA UNIVERSIDADE 93,7

O projeto Universidade 93,7 é uma iniciativa do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), com o objeto de divulgar as produções radiojornalísticas desenvolvidas no departamento. A intenção é preencher a lacuna deixada pelas rádios comerciais e educativas, com um conteúdo voltado para as notícias que fogem da agenda diária dessas emissoras.

O plano de trabalho também visa conduzir o aluno diante do fazer jornalístico, ampliando as possibilidades no processo de ensino-aprendizagem. A familiaridade com o radiojornalismo se alicerça nos conceitos transmitidos nas disciplinas de Jornalismo no Rádio e na TV, Radiojornalismo e Projetos em Rádio. A proposta é de ampliar o conhecimento do estudante com a aplicação continuada do radiojornalismo, por meio de um espaço aberto, que o conduza à reflexão por meio de uma cobertura jornalística atuante, periódica e inovadora.

A transversalidade do curso de Jornalismo permite que os alunos, desde o primeiro até o último ano, possam elaborar produtos de caráter radiojornalístico. A proposta é que divulguem as produções elaboradas tanto em sala de aula, como fora dela. O interesse é estimular o exercício do radiojornalismo diante do conteúdo, formato e estrutura, como forma de rediscutir a atual produção radiofônica no Brasil. A transmissão radiojornalística via internet é apenas o início de um processo de ampliação dos projetos do CJE direcionados ao fazer jornalístico.

O trabalho em rádio é uma alternativa para os futuros profissionais de comunicação, principalmente dos que desejam conduzir o jornalismo como forma de conhecimento, democratizando, assim, à informação. A linha editorial possibilita uma atuação responsável dos jornalistas para com o público, conduzindo o trabalho pela busca das fontes seguras que levam ao esclarecimento diante da notícia. Um jornalismo para todos, com uma linguagem fácil e acessível, que leve à divulgação dos assuntos pouco ouvidos (discutidos) no rádio brasileiro.