REVISTA REGIT PUBLICA 13ª EDIÇÃO

Periódico mantido pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza obteve Qualis A4 na última avaliação trienal

Nessa décima terceira edição, a Revista de Estudos de Gestão, Informação e tecnologia (REGIT) ultrapassa a pandemia do Corona vírus, a vencer juntos com os/as leitores/as mais esse desafio global. Vale reconhecer a possibilidade de superação mediante das adversidades que tangenciam nossos resultados. A REGIT existe em razão de um coletivo de profissionais que colabora para sua manutenção, como ato de resistência científica, tecnológica e política. Os textos aqui apresentados são frutos de esforços inter/multi/transdisciplinares para contextualizar nosso escopo. Particularmente nesta edição, são trabalhos – sendo dez artigos, uma resenha e uma notícia –, os quais formalizam um conjunto peculiar de investigações a saber:

A sessão ARTIGOS está inaugurada com o trabalho Experiencias de internacionalización: del mundo probable al mundo posible, da professora Andrea Fabiana Hidalgo (UTN, Argentina) e Elizabeth Colorado Herrera (Fatec Itaquaquecetuba).
Preocupadas com a inclusão cultural e acadêmica de estudantes, elenca-se uma cooperação internacional abordada pelo relato de experiência de intercâmbio (Argentina-Brasil), na educação tecnológica.
O segundo texto Uso de Analytics em pesquisas de satisfação para melhorias em Customer Experience no mercado B2B foi escrito por Suely Fischer Omura, Eduardo de Rezende Francisco e Gustavo Corrêa Mirapalheta, do Mestrado em Gestão para a Competitividade da Fundação Getulio Vargas – FGV EAESP. São tratamentos estatísticos para dinamizar a análise de informação estratégica de pesquisas de satisfação. Já o terceiro texto Matemática financeira e estatística aplicada à gestão de riscos no mercado de capitais foi desenvolvido por Reginaldo da Silva França e Raimundo dos Santos Marcolino do Instituto Federal do Maranhão – IFMA-Codó. Verifica-se uma maneira de utilizar os números da matemática aplicada ao mercado, na atualidade. O profesor de Direito, Sergio de Almeida Cid Peres, da Universidade de Sorocaba/SP (Uniso), apresenta o artigo Liberdade de expressão: qual é o limite? Interessado em um ordenamento jurídico, nacional e internacional, seu texto explora elementos circunstanciais, entre o individual e o coletivo, sobre o direito à informação, a lei da imprensa, bem como o limite, a verdade e a ética com exemplos revigorantes da Constituição brasileira.

Na sequência, a pesquisa intitulada Políticas públicas: do estado de bem estar social no Brasil ao welfare state é abordada pelo advogado e professor Matusalém Ferreira da Silva Junior da Universidade de Mogi das Cruzes – UMC. A ênfase quanto ao estado estratifica questões marxistas para apostar na articulação de parâmetros históricos, sociais, políticos, os quais pontuam observações a respeito do bem estar na social democracia. Em Fake news no campo das dietas alimentares e curativas: dilemas e desafios para a educação midiática, o pesquisador Antonio Hélio Junqueira, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP, discorre sobre desinformação e o consumo de dietas alimentares para emagrecimento e cura de doenças no ambiente digital brasileiro contemporâneo.

O ensaio Não farás para ti imagem: fé, política e pensamento mágico-imagético-circular, do jornalista e professor doutor Vinicius Souza da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT –, demonstra uma perspectiva contemporânea acerca de adversidades crítico-reflexivas, sobretudo no âmbito da produção da informação. Entre polêmicas e polaridades, o pensamento de oposição ressalta paradoxos, contradições e controvérsias. Também, o ensaio Estética da alteridade e resistência artística na periferia da metrópole, do professor doutor José Ronaldo Alonso Mathias, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – CUBASP –, destaca apontamentos a respeito de arte e estéticas contemporâneas e suas relações com o espaço urbano, partindo do universo dos coletivos de arte, ocupações e intervenções na cidade.
O texto Nostalgia: tipos e narrativas, de Karla Nazareth Tissot e Sidney Gonçalves Vieira – ambos da Universidade de Pelotas – UPEL –, (re)conduz uma discussão sensível/inteligível sobre o sentimento de nostalgia aliada à experiência
espacial. Como produção de subjetividade, eleva-se o pensamento acerca de paisagem e sentimentos evocados por lugares que contém substratos de memória. O último artigo desta edição – Comunicação, discurso pedagógico e formação docente em educação profissional – é da professor doutora Rosália Maria Netto Prados, do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, CPS. Este artigo discuti o processo formativo de docentes em educação profissional e descreve o discurso pedagógico nesse campo.

Na sessão RESENHA, o livro Tecnologia robótica em cirurgia: foco no treinamento e na assistência de enfermagem (2020), de Ernane Almeida e Rachel de Carvalho, foi resenhado pelas professoras doutoras Cristina Silva Sousa e Maria
Mercedes Fernandez Samperiz, ambas da FICSAE. A obra, impressa e eletrônica, enfoca recomendações para a assistência de Enfermagem Perioperatória, especificamente a procedimentos cirúrgicos realizados pela via robótica.
E na sessão NOTÍCIA, o coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) e professor Aparecido Rodrigues López-Guerrero, da Fatec Itaquaquecetuba, escreveu algumas notas e impressões sobre a instalação XXX_
[Projeto de Exposição].

Clique aqui e acesse a edição recente da Revista de Gestão, Informação e Tecnologia (REGIT)