NOTA DE FALECIMENTO: VALDIR BAPTISTA

CINEASTA E PROFESSOR VALDIR BAPTISTA VEIO A ÓBITO EM 29/06/2020, VITIMADO DE PARADA CARDÍACA

Valdir Baptista era cineasta, professor universitário com atuação no ensino de cursos de Comunicação Social desde 1994. Passou pelas instituições Anhembi-Morumbi, FMU, Cásper Líbero, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Metodista de São Paulo (UMESP), e UniFran (Franca). Na USP, Valdir atuava como professor conferencista, membro dos grupos de pesquisa Alterjor e Celacc. Baptista estava cursando Pós-Doutorado no Departamento de Jornalismo e Editoração. A coluna “Encouraçado Botequim”, publicada no Alterjor fazia parte desse projeto , que contaria com dicas e resenhas de documentários e filmes de cinema.

TRAJETÓRIA

Como jornalista, Valdir Baptista se formou na Cásper Líbero em 1989 e em 1994 se especializou em Teoria da Comunicação pela mesma instituição. No mesmo ano, teve início a carreira de professor universitário na Cásper Líbero. No ano seguinte, passa a atuar como repórter no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica. Em 1996, inicia o curso de mestrado em Comunicação e Semiótica, na PUC (SP) e em seguida, se transfere para a UniFran, em Franca (SP). Em 1999, atua como professor substituto. No ano seguinte, passa a fazer parte do quadro de funcionários da Universidade Anhembi-Morumbi, local em que também foi coordenador do curso de Rádio e TV por dez anos. Como destaque, desenvolveu o Projeto de Extensão por meio do canal universitário interno, TV Anhembi. Entre 1999 e 2000 passa a lecionar como docente substituto na Universidade Federal de São Carlos, um dos importantes polos acadêmicos do interior paulista. Em 2010, Baptista passa a ser professor Centro Universitário FIAM-FAAM. Em 2011, atua como conferencista, com aulas nos cursos de especialização (Latu Sensu) oferecidos pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação. No ano seguinte ingressa no curso de doutorado na USP, com a pesquisa sobre documentários na área da saúde pública. Em 2019, passa a cursar pós-doutorado na USP e pesquisava o processo de produção de documentários na área da saúde pública.

HOMENAGEM

Nós, alunos do 3º semestre do curso de Jornalismo da ECA e tivemos a oportunidade de cursar uma disciplina com o professor Valdir Baptista durante este semestre. Apesar da interrupção das aulas presenciais, pudemos aprender muito neste período e admirar o trabalho e a pessoa do professor Valdir, sempre muito dedicado e solícito no ensino e atendimento de cada aluno. Seu cuidado em responder o email de cada um de nós, sua delicadeza e sua terna compreensão com nossas dificuldades neste momento de pandemia serão sempre lembrados. Ficamos continuamente impressionados e admirados com seu extenso conhecimento, tão generosamente compartilhado conosco através de suas aulas, recomendações e referências. Lembraremos dele com muito carinho, e gostaríamos de prestar nossa solidariedade à sua família e desejar muita força neste momento extremamente difícil.

Valdir Baptista deixa a esposa Thaís Helena dos Santos Buvalovas e a filha Barbara Baptista.

O Grupo de Pesquisa Alterjor, que contou com a presença e participação de Baptista desde a fundação, em 2008, manifesta os sentimentos e o apoio aos amigos e familiares.