Livros

Thiago Mio Salla recebe prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias

Na noite de 18 de novembro, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo/SP, ocorreu a entrega do Prêmio ABEU 2017 com a presença de autores, pesquisadores, representantes das editoras universitárias e de diversas entidades do livro. A premiação, que chega à sua 3ª edição, tem o intuito de distinguir as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, e concedeu troféus aos vencedores em 6 categorias: “Capa”, “Projeto Gráfico”, “Ciências Naturais e Matemáticas”, “Ciências da Vida”, “Ciências Sociais e da Expressão” e “Ciências Humanas”.

O professor Thiago Mio Salla, do curso de Editoração conquistou o 1º lugar no Prêmio ABEU 2017, na categoria “Ciências Sociais e da Expressão”, cujo 1º lugar foi concedido ao título Graciliano Ramos e a Cultura Política: mediação editorial e construção de sentido, publicado pela EdUSP. Thiago Mio Salla, autor do livro, comentou: “Considerando a importância da entidade [ABEU] e de estar aqui nesse momento, o prêmio representa todo o reconhecimento de uma trajetória, porque esse livro foi, na verdade, um trabalho acadêmico feito no âmbito da universidade e publicado pela Editora da USP. Portanto, apenas estar entre os finalistas de um prêmio que prestigia as produções universitárias realmente é muito representativo.”

 

 

GRACILIANO RAMOS E A CULTURA POLÍTICA: MEDIAÇÃO EDITORIAL E CONSTRUÇÃO DO SENTIDO

Entre 1941 e 1943, Graciliano Ramos contribuiu com o periódico getulista Cultura Política: Revista Mensal de Estudos Brasileiros, produzindo crônicas para a seção “Quadros e Costumes do Nordeste”. Nesta obra, Thiago Mio Salla analisa o conjunto desses textos, sem os desvincular das circunstâncias históricas em que foram publicados ou do enquadramento discursivo conferido a eles pelo periódico. Graciliano Ramos e a Cultura Política é, portanto, resultado de uma pesquisa minuciosa em que o autor examina a edição e a recepção das crônicas de Graciliano, bem como o discurso cultural dos anos de 1930 e 1940, detendo-se mais especificamente na mensagem oficial veiculada pela revista Cultura Política, principal veículo de doutrinação ideológica do Estado Novo, para enfim analisar os quadros nordestinos de Graciliano e a participação desses textos nos debates contemporâneos a sua produção.

Autor: Thiago Mio Salla
Editora: EDUSP
ISBN13: 9788531416248
ISBN10: 8531416248
Número de Páginas: 584
Número Edição: 1
Ano Edição: 2017

Onde adquirir