Diversidade em CiênciaPodcasts

No ‘Diversidade em Ciência’ (Rádio USP), Eneus Trindade fala dos aspectos da publicidade e da propaganda na identidade cultural brasileira

[A entrevista foi ao ar no sábado, dia 4 de maio, às 14 horas, na Rádio USP]

No ‘Diversidade em Ciência’, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o publicitário Eneus Trindade Barreto Filho, professor livre-docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP.

Eneus Trindade, que é doutor em Ciências da Comunicação, é autor do livro “Propaganda, Identidade e discurso: brasilidades midiáticas” (Editora Sulina).

Em sua livre-docência defendeu a tese, também pela ECA-USP, “Publicidade, imagens do consumo alimentar: aspectos interculturais entre Portugal e Brasil”. Em suas pesquisas ele analisa a publicidade pelo viés cultural e não pelo de mercado.

Durante a entrevista, Eneus Trindade irá falar sobre publicidade e sua interseção com a identidade cultural brasileira. “A linguagem publicitária contamina hoje vários aspectos da vida midiática, inclusive o Jornalismo”, explica.

Segundo ele, o princípio de financeirização (a obrigação de dar lucro) dos veículos de mídia está bastante presente e nesse sentido a publicidade vem como uma metalinguagem que vai plasmar todos os produtos midiáticos; ou seja, a mídia, em todos os seus aspectos, tem que ser lucrativa.

O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e os Direitos Humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da Reitoria da USP Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O ‘Diversidade em Ciência’ é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

Texto e foto: Ricardo Alexino Ferreira