Diversidade em CiênciaPodcasts

No ‘Diversidade em Ciência’ (RÁDIO USP), Ricardo Sales fala sobre LGBTI+ no mercado de trabalho e nas organizações

[A entrevista vai ao ar no sábado, dia 25, às 14 horas, na Rádio USP]

No ‘Diversidade em Ciência’, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o relações públicas e consultor Ricardo Gonçalves de Sales, mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da USP, sobre o mercado de trabalho e o segmento LGBTI+ (sigla que tem sofrido várias transformações nos últimos anos e atualmente significa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Intersexuais, Queer, dentre outras designações).

Ricardo Sales defendeu a dissertação “Políticas de respeito à diversidade sexual no ambiente de trabalho: análise das percepções sobre o papel da comunicação em organizações participantes do Fórum de Empresas e Direitos LGBT”, na ECA-USP.

Atualmente ele faz o doutorado “Relações Públicas e políticas de respeito à diversidade LGBT nas organizações: possibilidades, limitações e desafios”, também na ECA-USP; além de ser membro do Grupo de Estudos em Diversidade e Interculturalidade (Dicult-USP).

“Os temas identidade de gênero e diversidades ainda têm sido pouco trabalhados dentro das universidades e somando-se à pouca convivência com as diferenças de classe, gênero e outras isso pode enviesar a formação acadêmica, já que intensifica a bolha social e a exclusão”, explica Ricardo Sales.

Segundo ele, atualmente as Organizações empresariais começam a apresentar algumas políticas de inclusão. “Mas todos, sejam empresas, Jornalismo, Cinema, Relações Públicas e outros campos ainda têm muito o que aprender e fazer na abordagem da diversidade sexual”.

Em 2017, Ricardo Sales foi eleito um dos brasileiros mais influentes do ano no tema LGBT nas Organizações, outorgado pela Out & Equal, organização sem fins lucrativos dedicada a promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho.

No final de 2018, ele ganhou o Prêmio Sabiá-Laranjeira, que é concedido pela Plataforma Liderança Sustentável a profissionais que estão à frente da discussão e da implementação da sustentabilidade empresarial em suas organizações, pela sua atuação na Consultoria Mais Diversidade.

O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e os Direitos Humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da Reitoria da USP Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O ‘Diversidade em Ciência’ é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

Texto e foto: Ricardo Alexino Ferreira