Faleceu o cineasta e professor Valdir Baptista

Faleceu, de infarto, nosso grande amigo Valdir Baptista.

Jornalista, Mestre em Comunicação e Semiótica, Doutor em Saúde Pública e Pós-Doutorando pela ECA-USP, foi coordenador do Curso de Rádio e Televisão e de Cinema da Universidade Anhembi-Morumbi e professor da FIAM, do Celacc ( Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) e da Universidade de São Paulo (onde ainda colaborava como professor da disciplina Conceitos e Gêneros do Jornalismo),

Atualmente, desenvolvia pesquisa sobre os documentários contra a ditadura militar, além de ser colunista e pesquisador do ALTERJOR (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo), ambos na ECA-USP.

Valdir Baptista foi um lutador pelas causas sociais e pelo cinema brasileiro, sendo um dos diretores do filme “Memórias da Boca” (2014). Além disso, desenvolveu pesquisas sobre temas diversos, como Fausto no Cinema e Vídeo em Saúde Pública, e firmou parcerias com Ângola na UAM e no CELACC.

À esposa Thaís e à filha Barbara, nossos sentimentos!

Fica em paz, nosso irmão! Muito obrigado por tudo!

HOMENAGEM DOS ALUNOS DA USP

Olá, somos os alunos do 3º semestre do curso de Jornalismo da ECA e tivemos a oportunidade de cursar a disciplina Conceitos e Gêneros do Jornalismo com o professor Valdir Baptista durante este semestre. Apesar da interrupção das aulas presenciais, pudemos aprender muito neste período e admirar o trabalho e a pessoa do professor Valdir, sempre muito dedicado e solícito no ensino e atendimento de cada aluno. Seu cuidado em responder o e-mail de cada um de nós, sua delicadeza e sua terna compreensão com nossas dificuldades neste momento de pandemia serão sempre lembrados. Ficamos continuamente impressionados e admirados com seu extenso conhecimento, tão generosamente compartilhado conosco através de suas aulas, recomendações e referências. Lembraremos dele com muito carinho, e gostaríamos de prestar nossa solidariedade à sua família e desejar muita força neste momento extremamente difícil.