Diversidade em Ciência: O jornalismo esportivo, suas características e contradições, na visão de Luciano Maluly
Luciano Maluly, o entrevistado desta edição, fala dos atuais conceitos aplicados ao jornalismo esportivo, além das principais técnicas para a construção da notícia especializada, principalmente a reportagem
Por Ricardo Alexino Ferreira
Jornal da USP em 18/01/2021
Na edição de hoje (18), o professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista Luciano Victor Barros Maluly, jornalista e professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Maluly também é coordenador do grupo de pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo da ECA-USP (Altejor), doutor em Ciências da Comunicação e livre-docente com a tese Jornalismo Esportivo e Olímpico: Princípios e Técnicas.
Ele é autor dos livros O Ensino do Radiojornalismo: Experiências Luso-Brasileiras (pela ECA-USP) e Jornalismo Esportivo: Princípios e Técnicas (Editora do Autor).
Maluly comenta as contradições e paradoxos do jornalismo esportivo e também sobre jornalismo alternativo/popular.
Diversidade em Ciência
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.
O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/