Livros

O Ensino do Radiojornalismo – experiências luso-brasileiras

Jornalistas a serviço do interesse público

Qualificar a formação de jornalistas é o grande objetivo deste livro de Luciano Victor Barros Maluly, resultado do seu trabalho de Pós-Doutorado. Ao elaborar este estudo sobre a Rádio USP (Brasil) e a Rádio da Universidade do Minho (Portugal), o autor não faz apenas um relato de duas experiências. Ele propõe um terceiro caminho, mais enriquecedor para o ensino do radiojornalismo, ao lançar pistas também para uma reflexão sobre o trabalho do comunicador.

Esta obra é uma oportunidade para o jornalista entender os desafios e o potencial do rádio como veículo de comunicação e informação. O que se destaca no livro O Ensino do Radiojornalismo: experiências luso-brasileiras é a convicção de que o rádio deve ser sempre, em qualquer tempo e lugar, um aliado a serviço da democracia e da cidadania.

Maluly pensa o jornalismo com a gentileza e a cordialidade da gente de Piraju, no interior de São Paulo, terra que tive o prazer de conhecer. Provavelmente, é a sensibilidade característica das pessoas crescidas às margens de um rio, como o Paranapanema, que faz o autor observar o ofício de educador não apenas como um serviço a ser executado, mas como uma construção de dimensão social. “A reestruturação da metodologia de ensino do radiojornalismo é a principal ferramenta no início deste processo, porque dirige um conceito que ultrapassa os muros da universidade”, afirma.

Em tempos de individualismo e consumismo, debater a educação e a comunicação é mais do que propor caminhos às rádios universitárias e ao ensino do jornalismo. Revela-se uma atitude política em defesa da formação de profissionais a serviço do interesse público.

Este livro parece ser um sol que brilha no horizonte ribeirinho, a querer dizer que os cidadãos sempre prevalecerão, sejam quais forem os obstáculos.

Enio Moraes Júnior

Maluly, Luciano Victor Barros
O ensino do radiojornalismo : experiências luso-brasileiras / Luciano Victor Barros Maluly – São Paulo: ECA/USP, 2013.
82 p.
ISBN 978-85-7205-106-4