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VII Encontro Regional de História da Mídia na ECA-USP 2022 – 30/11 E 01/12/2022

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – Alcar – convida pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento para participarem do VII Encontro Regional Sudeste de História da Mídia,  a ser realizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2022, de forma presencial e gratuita.

As inscrições para ouvintes continuam que desejam assistir os Grupos de Temáticos (GTs), mesas-redondas, lançamento de livros, oficinas e palestras. Como novidade, a Alcar Sudeste 2022 apresenta as Salas do Podcast e do Videocast com gravações de depoimentos dos participantes durante o evento.

Alcar Sudeste 2022

O objetivo é reunir investigadores que realizam pesquisas que aproximam os campos da História e da Comunicação, procurando sanar lacunas existentes na historiografia da área por todo o país. Durante dois dias serão debatidas temáticas que concernem às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da Memória e da História do campo, com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A intenção das instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício à troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre História da Comunicação em todas as suas possíveis nuances.

Para 2022, o Alcar Sudeste apresenta o tema Reinventando as Independências: Conquistando novas democracias.

Em 2022, comemoraremos o bicentenário da Independência do Brasil e também o centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo e da primeira transmissão “oficial” de rádio no Rio de Janeiro.

Em 2022, teremos eleições para a Presidência da República, o Senado e a Câmara Federal de Deputados, Governadores e Assembleias Legislativas dos Estados, assim como também mais uma edição da Copa do Mundo do Futebol Masculino.

Ao final de 2022, espera-se que o Brasil tenha chegado a percentuais significativos do ciclo  completo de vacinação contra a Covid-19, garantindo, na melhor das hipóteses possíveis, cobertura e defesas suficientes contra a pandemia, permitindo que se volte   a certa normalidade da vida cotidiana e das atividades profissionais, e sobretudo, que se consiga ultrapassar a profunda crise econômica, de desemprego e subemprego, de   marginalização e preconceitos  dos  mais  variados, que estes acontecimentos  provocaram e trouxeram à tona.

Em 2022, é fundamental se reexaminar o conceito de “independências” – no plural, e não no singular, porque elas são muitas, e sem todas elas articuladas, a verdadeira INDEPENDÊNCIA não existe.

Em 2022, precisamos urgentemente nos reencontrar com a DEMOCRACIA, porque também sem ela não alcançaremos a verdadeira independência.

Em 2022, enfim, precisamos urgentemente repensar nossa realidade, saber discuti-la e poder assim escrevê-la. A tarefa é enorme, mas felizmente, somos muitos.

Em 2022, devemos, mais do que nunca, multiplicar as SENTINELAS DE LIBERDADE, tornando-nos coletivos, para garantir nossos verdadeiros direitos individuais.

Em 2022, temos um único compromisso: sermos cada vez mais brasileiros, solidários entre nós e solidários para com todos nós, até mesmo com aqueles que pensam diferente de nós.

Em 2022, a COMUNICAÇÃO será uma das atividades mais importantes de nossa sociedade e, dentro dela, especialmente terá protagonismo o JORNALISMO, para combater as mentiras e os boatos, construir a VERDADE e a COMPREENSIBILIDADE de nossos desafios.

Em 2022,  comemoraremos os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP (PPGCom), pioneiro na área de comunicação no Brasil e responsável pela formação de boa parte dos mestres e doutores em comunicação do país.

O XIII Encontro Nacional de História da Mídia possui nove Grupos Temáticos (GTs) que se distribuem em:

História do Jornalismo

História da Publicidade e das Relações Públicas

História da Mídia Digital

História da Mídia Impressa

História da Mídia Sonora

História das Mídias Audiovisuais

História da Mídia Visual

História da Mídia Alternativa

Historiografia da Mídia

Para os GTs foram aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação também submeteram artigos, em forma de resumo expandido, em parceria com seus orientadores. Profissionais e empresários que atuaram como testemunhas ou pesquisaram e reportaram a História da Mídia também enviaram propostas. Os trabalhos foram submetidos individualmente ou em coautoria.

As propostas para os GTs foram feitas por meio de um resumo expandido de, no mínimo, cinco mil (5.000), e no máximo, dez mil (10.000) toques (caracteres), com espaços. As contribuições explicitaram a introdução, os objetivos, a metodologia, os resultados, a discussão e a análise do material apresentado, além das considerações e referências. Já as imagens foram enviadas para alterjor@usp.br. As inscrições foram realizadas pelo link:

https://forms.gle/Ey7yc9iF5Xj9SyFz7

Da mesma forma, a edição de 2022 também aceitou propostas de mesas-redondas, conforme o interesse dos proponentes, com no mínimo quatro (4) integrantes, justamente para que o público conheça as discussões das diversas áreas de investigação em História e Mídia, especialmente as realizadas pelos grupos de pesquisa. Tal submissão seguiu os mesmos critérios dos GTs. As inscrições foram realizadas pelo link:

https://forms.gle/yUqS2c2dDwmpCnz97

Também houve uma seção destinada ao lançamento de livros (digitais e impressos), produzidos entre 2020 e 2022, com o objetivo de divulgar a produção acadêmica. As inscrições foram realizadas pelo link:

https://forms.gle/XNcY12cErnQ6gR7P6

Oficinas e palestras também foram oferecidas, com a possibilidade inclusive de serem gravadas e transmitidas ao vivo. As inscrições foram realizadas pelo link:

https://forms.gle/YpLM7aDNnKvsDtkt5

Para as inscrições como ouvinte, faça a inscrição direto no local:

As novidades da edição deste ano serão as Salas do Podcast e do Videocast da Alcar Sudeste, onde os integrantes gravarão seus depoimentos, presencialmente, no novo Estúdio de Radiojornalismo João Walter Sampaio Smolka, do CJE da ECA-USP, com posterior compartilhamento online.

Um e-book também será publicado ao final do evento, com as informações sendo enviados posteriormente aos participantes.

A Solenidade de Abertura do evento contará com a presença dos pesquisadores inscritos, além de representantes da Rede Alcar, da Comissão dos 50 anos do PPGCom-USP e das instituições parceiras.

Atividades artísticas e culturais serão realizadas durante o evento, incluindo a Solenidade de Encerramento, como uma forma de congraçamento dos participantes com o retorno do encontro presencial.

Para participar do evento, os interessados devem se inscrever em um dos links de seu interesse (GTs; mesas-redondas; oficinas e palestras; lançamento de livros e/ou ouvinte). Além dos certificados de participação, os trabalhos inscritos serão publicados nos Anais do Alcar Sudeste 2022, com ISBN.

Cronograma

14 de agosto a 30 de setembro de 2022: Submissões e inscrições.

10 de outubro de 2022: Envio dos aceites até 10 de outubro

30 de novembro de 2022 (quarta-feira): Solenidade de Abertura; apresentações dos GTs e mesas-redondas; lançamento de livros; gravações de depoimentos dos participantes em podcast, além das oficinas e palestras em vídeo.

1º de dezembro de 2022 (quinta-feira): apresentações dos GTs e mesas-redondas; lançamento de livros; gravações de depoimentos dos participantes em podcast, além das oficinas e palestras em vídeo; Solenidade de Encerramento.

Obs.: a programação completa será divulgada em breve.

Grupos Temáticos

GT – História do Jornalismo

Coordenadora: Profa. Dra. Andreia Terzariol Couto (USP)

E-mail: andreiatcouto@usp.br

Ementa: A multiplicidade das experiências jornalísticas no Brasil. Processo de institucionalização do jornalismo como profissão. A relação do jornalismo com a sociedade como fenômeno cultural e político. A contribuição do jornalismo para a História do Brasil. Conformações jornalísticas em relação ao sistema de comunicação em diferentes momentos históricos. A produção jornalística em múltiplas mídias: impressa, radiofônica, televisiva, online. História do texto, das práticas e dos modos de consumo jornalísticos. Contribuição de jornais e de jornalistas como atores da História. Questões teóricas e empíricas acerca de coberturas e narrativas jornalísticas numa perspectiva histórica. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os produtos jornalísticos como fontes historiográficas. O jornalismo e a construção de uma imaginação histórica. Os vínculos entre jornalismo, tempo e memória.

GT – História da Publicidade e das Relações Públicas

Coordenadora: Profa. Dra. Lucilene dos Santos Gonzales (UNESP)

E-mail: lucilene.gonzales@unesp.br

Ementa: Estuda a História e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias e profissões, e da organização do trabalho.

GT – História da Mídia Digital

Coordenadora: Profa. Dra. Egle Muller Spinelli (ESPM)

E-mail: egle.spinelli@espm.br

Ementa: O objetivo do GT é refletir sobre o papel das mídias digitais na construção da Memória Histórica e Social, incluindo a História do Tempo Presente. Tais reflexões podem centrar-se, entre outras possibilidades, na investigação das mídias digitais em termos de suas interfaces, discursos, imaginários, materialidades e suportes. Exemplos de temáticas pertinentes incluem estudos sobre a História e o desenvolvimento das mídias digitais; jornalismo digital em suas interfaces com as redes sociais digitais como lócus de memória social e de representações; estudos sobre games e memória social; performances e práticas de consumo nas redes sociais digitais; práticas de consumo e formas de apropriação de mídias digitais como dispositivos móveis (telefones celulares, tablets e smartphones); movimentos em Rede, Memória e Cidadania; análise de discurso nas redes sociais; estudos de corte histórico sobre a construção da Memória nas redes sociais; bem como trabalhos sobre arte na web e publicidade em ambientes digitais.

GT – História da Mídia Impressa

Coordenadora: Profa. Dra. Nara Lya Cabral (UNIVERSIDADE ANHEMBI-MORUMBI)

E-mail: naralyacabral@yahoo.com.br

Ementa: Aborda a História da Imprensa (jornais, revistas, livros, volantes e cadernos) como Mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como o mais antigo suporte industrial da informação no Brasil; sua contribuição para o desenvolvimento do jornalismo em cidades de pequeno a grande portes; o impacto das tecnologias sobre a mídia impressa ao longo dos séculos; as mudanças na forma de produção da notícia impressa; o desenvolvimento da profissão Jornalismo; o estudo dos jornalistas e de suas influências na linha editorial dos impressos; a importância dos atores que participam da produção histórica dos impressos (gráficos, fotógrafos, compositores, jornaleiros e colaboradores), entre outras abordagens latentes no estudo da História da Imprensa.

GT – História da Mídia Sonora

Coordenador: Prof. Dr. Lourival da Cruz Galvão Júnior (UNITAU)

E-mail: galvaotbt@gmail.com

Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia e dos efeitos na recepção, e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional.

GT – História das Mídias Audiovisuais

Coordenadora: Profa. Dra. Mônica de Fátima Rodrigues Nunes (USP)

E-mail: mrnunes@usp.br

Ementa: O objetivo do GT é discutir temáticas ligadas à História e à Memória do cinema, da televisão, do vídeo e de outras formas de comunicação audiovisual. São de interesse do grupo questões econômicas, sociais, políticas, tecnológicas, técnicas, estéticas e profissionais; linguagens, discursos, narrativas, gêneros e formatos; formas de produção, circulação, recepção e consumo. São também bem-vindos trabalhos que se proponham a debater aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa sobre audiovisual.

GT- História da Mídia Visual

Coordenador: Prof. Dr. Marco Bonito (USP-UNIPAMPA)

E-mail: marcobonito@gmail.com

Ementa: O GT Mídias Visuais tem como questão central a relação entre visualidade e mediação. Busca pensar o processo de comunicação visual não somente pelo discurso que engendra, mas pelo conjunto de práticas e dos meios que definem o processo de comunicação visual, que inclui as imagens fixas – analógicas e digitais – os vídeos e a linguagem videográfica, além das apropriações intertextuais e os hibridismos entre as linguagens.

GT – História da Mídia Alternativa

Coordenador: Prof. Dr. Wilton Garcia (FATEC)

E-mail: 88wgarcia@gmail.com

Ementa: A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e digitais) na História da Comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em contextos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As pesquisas envolvem a Memória de meios alternativos e personagens, características da mídia alternativa, e abordagens teórico-conceituais sobre o tema.

GT – Historiografia da Mídia

Coordenadora: Profa. Dra. Eliza Bachega Casadei (ESPM)

E-mail: eliza.casadei@espm.br

Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre Mídia e História. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de História, Memória e Esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação Mídia e História; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; Memória e meios de comunicação, narrativa da História e narrativa da Mídia, a História como produto midiático; escrita midiática como escrita da História; o passado como objeto dos meios de comunicação.

Comissão Organizadora

Coordenação geral:  Profs. Drs. Luciano Victor Barros Maluly, Wagner Souza e Silva e Maria Clotilde Perez Rodrigues (USP)

Coordenação Rede Alcar: Profas. Dras. Valci Regina Mousquer Zuculoto (UFSC), Christina Ferraz Musse (UFJF), Silvana Louzada da Silva (IFRJ) e Valquíria Aparecida Passos Kneipp (UFRN)

Coordenação científica: Profs. Drs. Luciano Guimarães, Dennis de Oliveira, Eneus Trindade Barreto Filho e Luiz Alberto de Farias (USP)

Coordenação de comunicação e divulgação: Bruno Militão Garcia (graduando CJE), Profs. Ms. Felipe Alves Parra de Oliveira e Carla de Oliveira Tôzo e Prof. Dr. Carlos Augusto Tavares Júnior (USP)

Coordenação de Podcast: Profs. Ms. Beatriz Buschel Pasqualino e Marcelo Cardoso e Profa. Clara Cavalcanti Rellsatb (USP)

Coordenação digital e audiovisual: Profs. Drs. Luiz Fernando Santoro e Rodrigo Pelegrini Ratier (USP) e Prof. Ms. Daniel Azevedo Muñoz (Universidade Autônoma de Madrid/USP)  

Comitê Científico

Profa. Dra. Alice Mitika Koshiyama (USP)

Profa. Dra. Anna Flávia Feldmann (PUC-SP)

Profa. Dra. Adriana Cristina Omena dos Santos (UFU)

Prof. Dr. Anderson Gurgel (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Prof. Dr. Atílio José Avancini (USP)

Prof. Dr. Bruno Pompeu (USP)

Prof. Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar (FACASPER-USP)

Profa. Dra. Cláudia de Albuquerque Thomé (UFJF)

Profa. Dra. Christina Ferraz Musse (UFJF)

Profa. Dra. Edna Mello (Unifesp)

Prof. Dr. Eduardo Vicente (USP)

Prof. Dr. Eduardo Victorio Morettin (USP)

Prof. Dr. Eugênio Bucci (USP)

Profa. Dra. Eun Yung Park (USP)

Prof. Dr. Felipe Tavares Paes Lopes (UNISO)

Profa. Dra. Gláucia Eneida Davino (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Prof. Dr. Guilherme Moreira Fernandes (UFRB)

Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin (USP)

Prof. Dr. José Carlos Marques (UNESP)

Prof. Dr. José Eugênio de Oliveira Menezes (UNESP)

Profa. Dra. Juliana Gobbi Betti (Unesp)

Profa. Dra. Lenize Villaça Cardoso (FATEC)

Prof. Dr. Luiz Antônio Feliciano (UEMG)

Profa. Dra. Mara Ferreira Rovida (UNISO)

Prof. Dr. Marcelo dos Santos Matos (FEF)

Prof. Dr. Marcelo Lapuente Mahl (UFU)

Profa. Dra. Márcia Furtado Avanza (FAPCOM-UNIP-USP)

Profa. Dra. Maria Elizabete Antonioli (ESPM-SP)

Profa. Dra. Mariângela Furlan Haswani (USP)

Profa. Dra. Maria Laura Martinez (USP)

Profa. Dra. Marisa Midori Deaecto (USP)

Profa. Dra. Marli dos Santos (FACASPER)

Profa. Dra. Marialva Carlos Barbosa (UFRJ)

Profa. Dra. Mariana Ferraz Musse (UFJF)

Profa. Dra. Monica Franchi Carniello (UNITAU)

Profa. Dra. Nair Prata (UFOP)

Prof. Dr. Nivaldo Ferraz (BELLAS ARTES)

Prof. Dr. Pedro Serico Vaz Filho (FIAM-FMU)

Prof. Dr. Plínio Martins Filho (USP)

Prof. Dr. Renato Levi Pahim (USP)

Prof. Dr. Ricardo Alexino Ferreira (USP)

Profa. Dra. Roseli Aparecida Fígaro Paulino (USP)

Prof. Dr. Rodrigo Daniel Levoti Portari (UEMG)

Profa. Dra. Rosana de Lima Soares (USP)

Profa. Dra. Silvana Louzada da Silva (IFRJ)

Profa. Dra. Suely Maciel (UNESP)

Prof. Dr. Wilson Couto Borges (Fundação Oswaldo Cruz)

Prof. Dr. Vítor Souza Lima Blotta (USP)

Prof. Dr. Tarcísio Luiz D’Almeida Alves (UFMG)

Prof. Dr. Thiago Mio Salla (USP)

Informações: alterjor@usp.br

Realização: Departamento de Jornalismo e Editoração, Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, Comissão de Cultura e Extensão, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e Diretoria da ECA-USP

*Diretoria da Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia