NotasNotícias

HOMENAGEM AO PAULO CÉSAR BONTEMPI

Paulo César Bontempi provavelmente é o carioca mais paulistano e de essência parisiense que conheci. Faço tal afirmação apesar de conhecê-lo por pouco tempo, ou seja, dos anos 1990 para cá, pois sempre em nossas conversas e encontros, de alguma maneira, explicitava o respeito por sua origem no Rio de Janeiro, o reconhecimento por todas as formações enquanto profissional em São Paulo mas também o seu amor por Paris. A empatia entre nós, que de certa forma somos estrangeiros, foi portanto algo bastante natural. Durante os anos que estudei e estagiei na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), quer seja cursando disciplinas optativas da graduação em Letras Linguística no Departamento de Jornalismo e Editoração, quer seja também como assistente editorial da revista Comunicação & Educação do Departamento de Comunicações e Artes, e depois, entre os anos 2003 e 2006, quando ingressei no PPG em Ciências da Comunicação habilitação e m Jornalismo e cursei disciplinas durante meu Mestrado, Bontempi foi um profissional e amigo essencial durante minha trajetória acadêmica na ECA-USP. Nossas conversas sempre foram recheadas de informações, dicas e também muito humor, aliás este último sempre esteve presente nele e quando combinado com a ironia virava uma marca única dele.

Como um reflexo espontâneo, a amizade passou a existir entre nós. Além de um exíguo profissional no Setor de Pós-graduação do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, ele também se tornou um amigo que passou a ser bem-vindo ao meu lar. E mesmo com sua partida no 07.01.2023, o primeiro sábado do ano, guardarei com muito carinho e gratidão sua atenção, disponibilidade, carinho, diversão e, o mais importante, nossa amizade. Descanse em paz, amigo.

Por Tarcisio D’Almeida

*Foto: 14/03/2017 – último dia de Paulo na ECA