Dennis de Oliveira recebe prêmio nacional de destaque no ensino de Jornalismo

O professor Dennis de Oliveira do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP foi agraciado com o prêmio DESTAQUE NO ENSINO DE JORNALISMO pela Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo durante o 23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo que acontece esta semana, em Goiânia (GO).

O prêmio ABEJ foi criado em 2019 e visa reconhecer professores e professoras da área com capacidade de liderança e organização de atividades e projetos.

Leia, na íntegra, o texto da premiação da ABEJ:

“Professor Associado da Escola de Comunicações e Artes da USP, jornalista e doutor em Ciências da Comunicação, Dennis de Oliveira é autor dos livros “Jornalismo e emancipação – uma prática jornalística baseada em Paulo Freire”, “A luta contra o racismo no Brasil” e “Jornalismo e os dilemas na sociedade da inflação das informações”, entre outros. Atua nas áreas de comunicação, cultura, movimentos sociais, relações étnicorraciais, teorias decoloniais e jornalismo.
O professor Dennis é um ótimo exemplo de intelectual orgânico. Personalidade destacada na luta antirracista. É uma das figuras proeminentes na Universidade de São Paulo (USP), onde atua como professor há duas décadas, no avanço do sistema de cotas raciais e nos mecanismos institucionais para assegurá-las.
Como pesquisador, destacam-se suas produções sobre jornalismo independente e comunitário, parte delas baseada na experiência à frente do jornal Notícias do Jardim São Remo e no portal Central Periférica, voltadas a comunidades fora do centro expandido geralmente coberto pelo jornalismo.
Como gestor, Dennis esteve à frente do Departamento de Jornalismo e Editoração da USP e da coordenação do curso de Jornalismo. E também atuou na interlocução com a obra de Paulo Freire e seu espelhamento no jornalismo foram aportes fundamentais para o campo jornalístico e para o ensino de jornalismo.
Por essa trajetória e pela grande contribuição à Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, o sr., PROF. DENNIS, é merecedor desse reconhecimento feito pelos seus pares. Parabéns!”