Category: Institucional

Ciclo de debates discute contribuição da USP e sua interação com a sociedade

Ciclo de debates discute contribuição da USP e sua interação com a sociedade

Para marcar os 80 anos da fundação da Universidade de São Paulo, comemorados ao longo de 2014, ocorre em novembro o ciclo de debates “A USP e a Sociedade”.

A proposta do evento é reunir a cada semana do mês, convidados de destaque para discutir a contribuição da USP e sua interação com a sociedade em diferentes áreas.

As discussões ocorrem sempre no auditório do Conselho Universitário da USP (Rua do Anfiteatro, 513 – Butantã, São Paulo), com início às 9h45, horário que busca favorecer também a presença de interessados de outros municípios. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site: sites.usp.br/80anos. Informações também podem ser obtidas pelo e-mail usp80anos@usp.br.

04 de novembro – Difusão do conhecimento gerado na USP

  • Marco Antonio Zago, Reitor da USP
  • Vahan Agopyan, Vice-Reitor da USP
  • ​Antonio Carlos Hernandes, Pró-Reitor de Graduação
  • ​Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, Pró-Reitora de Pós-Graduação
  • José Eduardo Krieger, Pró-Reitor de Pesquisa
  • Maria Arminda do Nascimento Arruda, Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária

10 de novembro – A USP e os meios de comunicação

  • Eugênio Bucci, Escola de Comunicações e Artes da USP – coordenação
  • Álvaro Pereira Jr, Grupo Globo
  • Roberto Godoy, O Estado de S. Paulo
  • Marcelo Leite, Folha de S. Paulo

17 de novembro – Inovação científica

  • Luiz Nunes de Oliveira, Instituto de Física da USP de São Carlos – coordenação
  • Glauco Antonio Truzzi Arbix, Presidente da FINEP
  • Glaucius Oliva, Presidente do CNPq
  • Hernan Chaimovich, coordenador adjunto de programas especiais e coordenador dos CEPIDs da FAPESP

24 de novembro – USP como geradora de conhecimento em padrão de excelência

  • Celso Lafer, Presidente da FAPESP – coordenação
  • Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente da República
  • José Goldemberg, ex-Ministro da Educação
  • Adib Jatene, ex-Ministro da Saúde

A organização do evento é uma iniciativa conjunta das quatro Pró-Reitorias da Universidade de São Paulo, com a seguinte equipe:

Prof. Dr. Moacyr Novaes (coordenador) – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Prof. Dr. Rui Curi – Pró-Reitoria de Graduação
Profa. Dra. Agma J. M. Traina – Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Profa. Dra. Luciane M. Ortega – Pró-Reitoria de Pesquisa

Escola USP promove cerimônia de colação de grau das primeiras turmas do MBA Gestão Pública

Escola USP promove cerimônia de colação de grau das primeiras turmas do MBA Gestão Pública

As duas primeiras turmas do MBA Gestão Pública para servidores USP irão colar grau no próximo dia 9 de maio, em cerimônia que acontecerá às 16h no Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade. Os 96 alunos que concluíram o curso são funcionários que ocupam cargos estratégicos de gestão em diversas unidades.

O MBA foi realizado pela Escola Técnica e de Gestão da USP (Escola USP), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) e o Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPUBLIC).

Sob a coordenação pedagógica da professora Claudia Souza Passador (FEA-RP), o curso teve como objetivo desenvolver competências para a promoção de um setor público inovador, menos centralizador e mais cooperativo, aberto aos interesses da sociedade e promotor do processo transformativo social.

As aulas da primeira turma iniciaram-se em agosto de 2012 e estenderam-se até março de 2014, enquanto as da segunda ocorreram de outubro de 2012 a março de 2014. No total, somaram-se 460 horas/aula. Em março deste ano, todos os alunos apresentaram seus trabalhos de conclusão durante os Seminários em Gestão Pública, na Faculdade de Educação.

Assistentes Acadêmicos da USP iniciam curso de pós-graduação

Assistentes Acadêmicos da USP iniciam curso de pós-graduação

Prof. Gustavo MonacoComeçou nesta sexta-feira, 4, o curso de Pós-Graduação “Direito Aplicado à Área Acadêmica”, promovido pela Procuradoria Geral em parceria com a Escola USP e voltado aos Assistentes Acadêmicos da Universidade.

Com aulas presenciais na capital, na Faculdade de Odontologia, o curso está sendo transmitido por videoconferência para São Carlos, facilitando o acesso aos servidores do interior que não desejarem se deslocar até São Paulo.

Prof. Cristiano Zanneti

No primeiro dia, os alunos tiveram aula com o prof. Gustavo Ferraz de Campos Monaco, Procurador Geral da USP, sobre o tema “Introdução ao Estudo do Direito: Norma Jurídica”.

 

Escola USP oferecerá curso de especialização em Direito para Assistentes Acadêmicos

Escola USP oferecerá curso de especialização em Direito para Assistentes Acadêmicos

Começará no dia 4 de outubro um curso de especialização em Direito aplicado à área acadêmica e voltado aos Assistentes Acadêmicos da Universidade. O curso foi anunciado durante a abertura do 5º Encontro do GIACAD (Grupo de Integração dos Assistentes Acadêmicos), realizado em agosto.

Segundo o reitor João Grandino Rodas, essa especialização é “uma antiga demanda do GIACAD que só se tornou viável com a consolidação da Escola Técnica e de Gestão da USP”.

Com 440 horas/aula no total, o curso acontecerá ao longo de três semestres e terá um total de 60 alunos (incluindo servidores da capital e do interior). Ao final, os participantes deverão entregar uma monografia como trabalho de conclusão.

As inscrições na especialização serão feitas mediante indicação do Assistente por parte do Dirigente de cada Unidade. Nas Unidades em que não há Assistente Acadêmico, o Diretor poderá indicar o servidor técnico e administrativo que realiza as atividades de assistência acadêmica.

Escola USP realiza 1º encontro com Facilitadores de Capacitação

Escola USP realiza 1º encontro com Facilitadores de Capacitação

A Rede de Facilitadores de Capacitação da Escola Técnica e de Gestão da USP se reuniu pela primeira vez nesta segunda-feira, 13. No total, 86 representantes de unidades e órgãos da capital e do interior compareceram ao auditório do Conselho Universitário da USP para conhecer detalhes da Escola e entender de que forma irão colaborar na realização de cursos realizados por ela.

Encontro Facilitadores_13 de maio_2

“A Escola USP é um catalisador: agiliza e aprimora iniciativas que já são demandas das unidades”, explicou o prof. Guilherme Ary Plonski, diretor da Escola USP. Ele ressaltou que todas as ações de capacitação devem estar alinhadas à estratégia da Universidade. “Os cursos são apenas um instrumento de trabalho para que a Universidade e as unidades realizem seu projeto principal”, afirmou.

Encontro Facilitadores_13 de maio

Durante o evento, os Facilitadores de Capacitação debateram em grupos os principais desafios para a realização de cursos em suas unidades e discutiram maneiras de a Escola USP colaborar no desenvolvimento de servidores. Alguns dos comentários dos facilitadores:

“É preciso haver uma mudança cultural para incentivar o funcionário a se desenvolver.”

“Precisamos diminuir a evasão nos cursos para aumentar o aproveitamento.”

“Os treinamentos devem ter vínculos com a Carreira da USP.”

“Devemos realizar levantamentos para identificar as reais necessidades de um curso, para que os servidores não sejam colecionadores de certificados.”

Ao final do encontro, os Facilitadores de Capacitação concluíram que é necessário realizar reuniões periódicas com a Escola USP e sugeriram meios virtuais para manter a comunicação e o debate permanente, mesmo a distância.

Cursos Externos

Cursos Escola USP

Fique por dentro