Respirar aliviado


© Cecília Bastos
Além dos elementos que causam reações alérgicas, o estresse também é responsável pelas crises de asma de Maria Cristina.

 

 

 

© Francisco Emolo
“Eu brinco que literalmente quase morri de rir. Em função da asma, sempre tive fôlego curto.” José Fernando Diniz Chubaci


Coordenador do Grupo de Asma – trabalho de auxílio aos asmáticos desenvolvido na USP – Teixeira ressalta a importância do esporte na melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem com os problemas respiratórios: “A gente tem que partir do princípio que o indivíduo bem condicionado fisicamente enfrenta melhor os diferentes agravos da saúde. No caso da asma, que é uma doença obstrutiva, é necessário que o paciente tenha uma boa condição cardiorrespiratória. Ele precisa ter reservas ventilatórias, boa mecânica respiratória”. No entanto, a prática de esportes por asmáticos deve ter acompanhamento profissional, uma vez que é imprescindível tomar medicação preventiva para evitar os chamados bronquioespasmos, que provocam falta de ar.

Maria Cristina dos Santos Faustino, funcionária do Museu de Anatomia da USP, convive com a asma há mais de 40 anos. Durante todo esse tempo, teve que fazer vários tratamentos médicos e até acupuntura, pois, além das reações alérgicas, seu estresse também é responsável por crises asmáticas. Há cerca de 4 anos, quando começou a participar do Grupo de Asma, passou a sentir os benefícios da atividade física na amenização da doença: “Como sempre fui sedentária, só de subir escadas eu sentia falta de ar. Com as atividades houve uma diminuição do número de crises”.

O professor José Fernando Diniz Chubaci, do Departamento de Física Nuclear, conta que a asma também o acompanhou a vida toda: “Eu brinco que literalmente quase morri de rir. Em função da asma, sempre tive fôlego curto”. Para ele, a participação no Grupo de Asma tem sido muito importante. “O grupo resolveu meu problema. Fazemos caminhada, alongamento, recreação, piscina, tudo com acompanhamento personalizado. É quase personal trainer.”

Serviço:

Pulmonar – Pela sua saúde respiratória
O site foi desenvolvido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. Entre os serviços oferecidos, estão um rico Glossário Respiratório, e uma sessão Pergunte ao Doutor, na qual o internauta pode tirar suas dúvidas.

Instituto Punin de Informação e Referência em Asma (Inspira)
Fundada por Peter Yang Kuo Hsien, empresário que perdeu a filha de 23 anos numa crise de asma, a instituição presta assistência gratuita aos asmáticos, indicando locais de tratamento e distribuindo material informativo. Quem precisar de ajuda pode entrar em contato pelo telefone (11) 3263-0053 ou pelo e-mail inspira@inspira.com.br. O Instituto Punin fica na Avenida Paulista, 1.159, conjunto 1507, São Paulo.

Grupo de Asma
O serviço é prestado no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepê) e na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3091-3514 (Cepê) ou 3091-2140 (EEFE).

Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital das Clínicas
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, São Paulo
Tel.: (11) 3069-6098

< anterior página 1 | 2 | 3

   





web
www.usp.br/espacoaberto