Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Comportamento
por Maria Clara Matos
fotos por Cecília Bastos

Foto crédito: Cecília Bastos

Foto crédito: Cecília Bastos

Veja também:
“A droga atua no que chamamos de circuito do prazer”
Segundo André Malbergier, psiquiatra do HC, a droga atua no cérebro promovendo grande desbalanço no sistema nervoso
Aliados da mente e do corpo
Exercícios físicos e socialização são as armas do Cepeusp contra a dependência química e os sintomas da depressão

 

 

 

 


Ricardo Moreno, psiquiatra do Hospital das Clínicas, revela um pouco do ainda obscuro universo da depressão e de seus atuais tratamentos

Uma doença de muitas causas, de muitos sintomas e preconceitos. Ricardo Moreno, psiquiatra coordenador do Grupo de Doenças Afetivas (Gruda) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, acredita que o preconceito em relação à depressão já melhorou muito devido principalmente ao maior acesso à informação em relação à doença mental e à psiquiatria.

O especialista atenta para o fato de que muitas pessoas confundem tristeza com depressão, mas ele é enfático ao dizer que são completamente diferentes. “Tristeza faz parte da vida psicológica de todos nós, faz parte do nosso patrimônio de emoções e sentimentos, ao contrário da depressão que é uma doença que tem como base uma disfunção da química do cérebro.”

Segundo o especialista, as diferenças estão radicadas em vários aspectos. O primeiro deles refere-se à questão de que a tristeza geralmente é movida por um fator desencadeante, “por exemplo um evento desagradável, aversivo à nossa vida”; já a depressão normalmente surge sem motivo aparente.

Outra característica importante para a diferenciação é que “convencionou-se que a depressão permanece por mais de 15 dias”, enquanto a tristeza surge apenas em alguns momentos. Moreno diz brincando: “Nada impede que você tome banho, vá trabalhar e dê risada”. Outra questão diz respeito ao fato de que ao passo que a tristeza é apenas um sentimento, a depressão causa diversos sintomas que acometem o humor, o pensamento, as atividades psicológicas e motoras, o sono, o apetite entre outras funções do comportamento e da fisiologia do organismo.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto