Estação Ferroviária: um lindo cantinho da memória de Piraju
*Por Isabella Marin
Em seus trilhos, o trem da estação ferroviária de Piraju carregou histórias. Inúmeras pessoas que passaram por aqui têm memórias desse local. Seriam eles famílias procurando novos lugares para chamar de lar? Homens rumo a cidade mais próxima em busca de entretenimento e aventura? Uma fuga momentânea de um casal apaixonado?
Quem é que poderia saber tudo e todos que já passaram por ali?
O antigo ramal da Sorocabana jaz com seus segredos. O mesmo espaço em que, certa vez, passou o presidente norte-americano Theodore Roosevelt, em 1913, é também o espaço pelo qual um jovem trabalhador já implorou por emprego. Quantas contradições essa estação poderia guardar?
Além das pessoas e suas histórias, esse lugar também transportou e guardou diversas sacas de café, tão essenciais para a economia e sobrevivência da população e símbolo da região. Apesar de ter funcionado por apenas 60 anos (1906-1966), este monumento faz parte da história de Piraju e é conhecido por todos os moradores. Atualmente, esse patrimônio acomoda o Departamento Municipal de Educação, o Acervo Gilberto Polenghi, o Museu Histórico Pedagógico Constantino Leman e uma escola do SENAI em seu complexo.
Este ensaio propõe apresentar a Estação e sua arquitetura, bem como preservar sua história e a memória dos que passaram por ali. Acompanhe as fotos com as descrições e história contadas pelo Diretor de Cultura de Piraju, Gervásio Pozza:
Imagens: [Divulgação/Isabella Marin]
Referências:
Estância de Piraju. Ramal ferroviário de Piraju. Disponível em: https://www.estanciapiraju.com/o-trem-de-piraju
Estações ferroviárias do Brasil. Piraju. Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/piraju.htm
ISABELLA MARIN é repórter e bolsista do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS
Funciona ainda ? Em que dias?