Wilton Garcia ensina arte digital na segunda oficina do projeto USP Municípios em Piraju

Por Diogo Bachega Paiva e Karolina Monte *

A segunda oficina do Projeto USP Municípios aconteceu na noite do dia 17 de junho de 2021, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo CJE TV no YouTube. O Prof. Dr. Wilton Garcia, docente da FATEC/Itaquaquecetuba, foi o palestrante convidado. Sob o tema “Arte digital: à experimentação poética”, o convidado utilizou a experimentação prática para discutir o uso sustentável de materiais, a exploração artística em classe e a valorização da arte pelas plataformas digitais.

A atividade é uma iniciativa do projeto “Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no Ensino Fundamental I e II” do programa USP Municípios em parceria com a prefeitura da cidade.

Garcia iniciou sua apresentação comentando sobre a importância de utilizar a criação poética por meio da arte e da cultura com base no desenvolvimento humano e educacional. O professor direcionou a câmera para sua bancada e a palestra passou a ser acompanhada por exemplificações práticas de como o palestrante propõe o ensino da arte.

Usando colagens, pinturas, desenhos e figuras geométricas, Wilton propôs o questionamento da intencionalidade na arte, construindo produções a partir de objetos inicialmente descartáveis.

Foi reforçada a questão do reuso, tema importante durante toda a palestra. O professor enfatizou a importância do reaproveitamento de materiais como elementos na construção artística, tais como caixas de pasta de dente, notas fiscais, sacos de pão, escova de dente, isopor, etc.

Garcia alertou para as características como forma, volume, contraste e cor na composição das obras, sempre destacando a importância de deixar o aluno explorar sua criatividade e experimentar possibilidades, colocando de lado análises rígidas e técnicas e fugindo de maniqueísmos como bonito e feio.

São propostas atividades práticas de desenvolvimento artístico-cognitivo, em que o professor conduz os alunos pelas etapas simples a construir desenhos mais elaborados.

Prof. Dr. Wilton Garcia introduzindo a prática da construção artística através de elementos simples do dia-a-dia [Imagem: Reprodução]

Se aproximando do fim do evento, o professor mostrou como essas obras, inicialmente em materiais que podem ser considerados inconvenientes, são ressignificadas pela fotografia e pela impressão, a chamada fine art. Um desenho feito numa caixa de pasta de dente, por exemplo, se torna uma composição bela, digna de ser guardada como recordação.

Prof. Dr. Wilton Garcia mostrando processo de criação semelhante ao utilizado na exposição Afroqueer. [Imagem: Reprodução]

Alcança o mesmo status de artes mais valorizadas que tomam espaços em museus, galerias e espaços abertos, como o Mural AfroQueer, realizado por Wilton Garcia com reuso de tintas recicláveis no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

Mural AfroQueer no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP (Foto: Luciano Maluly)

Wilton encerra o encontro afirmando que é função dos professores pensar, refletir e agir. O professor conclui dizendo que a prática criativa “é o nosso esforço para a gente fazer uma escola mais feliz, uma educação muito mais honesta e muito mais clara com a diversidade”.

A próxima oficina será em 30 de junho de 2021, às 19h, com o Prof. Dr. Wagner Souza e Silva (USP) e o tema “Fotografia como extensão em sala de aula”, com  transmissão ao vivo pela CJE TV no YouTube.

Assista às oficinas pelo link: http://www.usp.br/cje/index.php/tv/

Você pode conferir a apresentação do Prof. Dr. Wilton Garcia no vídeo abaixo:

Diogo Bachega Paiva e Karolina Monte são repórteres e bolsistas do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS