Teyque´-Pe´ conclui projetos com revitalização de floreiras da praça central

Mudinhas recém plantadas agora são de responsabilidade compartilhada entre sociedade civil e poder público

Ernesto Evangelista durante o plantio na Praça Ataliba Leonel

A Organização Ambiental Teyque’-Pe’ está em fase de conclusão dos projetos Pólen e Feira Limpa, ambos realizados durante o ano de 2022 com apoio da Prefeitura de Piraju e patrocínio da Enel.

Para marcar a conclusão das iniciativas, a ONG promoveu o plantio de flores nas floreiras vazias da praça Ataliba Leonel – cenário do projeto Feira Limpa – e a manutenção e plantio de novas floríferas nas estruturas que já tinham vegetação. Todas as mudas retiradas foram “salvas” e reaproveitadas pelo experiente jardineiro Ernesto Evangelista, que cuidou pessoalmente da escolha e seleção das espécies de flores a serem plantadas em cada uma das seis floreiras, que receberam novas mantas de bidim e mais substrato.

Tem floreira exclusivamente com “suculentas” – mudas feitas pelo próprio Ernesto – e outras diversificadas com primaveras, cravos e ervas medicinais, como arruda, lavanda, orégano e alecrim. São plantas para colorir, enriquecer e perfumar a praça da Matriz, de certa forma presenteando os frequentadores da praça pela acolhida durante a realização do projeto Feira Limpa, diz a presidência da ONG.

A ONG presenteou o Reinaldo, funcionário municipal encarregado pelos cuidados com a praça, com um regador de 10 litros, para que ele possa auxiliar no trato com as mudas. Os taxistas também se comprometeram a colaborar com o cuidado das floreiras próximas ao ponto de taxi. O chão da praça recebeu uma nova muda de primavera, cuja manutenção ficará a cargo de Evangelista.

“Esperamos que a população aprove a iniciativa e que ajude a zelar pela integridade das mudas recém plantadas, para que elas se desenvolvam adequadamente e cumpram o propósito para o qual foram plantadas”, diz a Teyque’-Pe’.

Trabalho de jardinagem em prol do meio ambiente.

CUSTOS E MANUTENÇÃO

Entre os transeuntes de Piraju, não há quem negue a beleza da iniciativa. Contudo, muitos se preocupam com a integridade das plantas, alegando que os possíveis furtos de mudas e destruição delas pode comprometer o projeto paisagístico.

A Teyque´-Pe’ acredita que cidadania é algo que se constrói, então, as eventuais agressões às floreiras não devem impedir novas iniciativas em prol do município. Para tal, conta com o apoio da prefeitura, dos taxistas e das pessoas que passam pelo centro diariamente na eterna vigília e manutenção das estruturas recém revitalizadas.

Os ambientalistas destacam que os investimentos para florir a praça são modestos: “Investimos quase mil reais em flores, mas esse custo poderia ser zero se tivéssemos recebido doações ou se houvesse produção de flores pela municipalidade. Adquirimos até mesmo um regador para o funcionário da praça, que contou não ter equipamento para irrigar as mudas. Fomos buscar as estruturas metálicas das floreiras na Floresta das Corredeiras, compramos mantas de bidim, adquirimos mudas de qualidade e boa procedência e contratamos um profissional com vasta experiência para execução do serviço. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para colaborar com a beleza da praça, mas agora o projeto encerrou e precisaremos da ajuda da prefeitura e dos munícipes para manter as floreiras em bom estado”.

FEIRA LIMPA

O projeto Feira Limpa (junho 2022 a junho de 2023) consistiu na participação da ONG nas feiras da lua promovendo a compostagem dos resíduos gerados pelos feirantes. Todos os alimentos que sobraram das barracas passaram por triagem, aqueles em boas condições foram doados a instituições beneficentes (Associação de Combate ao Câncer e Asilo) e os demais foram destinados às composteiras instaladas na praça, transformando-se em composto para posterior utilização em jardinagem e produção de mudas.

Embora o projeto tenha chegado ao fim, as composteiras vão permanecer na praça por ora, até que o composto esteja pronto para retirada e, posteriormente, o destino das composteiras será definido junto à ONG e ao Departamento de Meio Ambiente.

PÓLEN

Na iniciativa de promover a sensibilização acerca das abelhas sem ferrão – especialmente das jataís, abelhas mais emblemáticas dos insetos polinizadores – a Teyque’-Pe’ instalou dez colmeias, hotéis de insetos e seis jardins de floríferas em diferentes pontos da cidade: Enel, Praça São Roque, bosque São Lourenço, Praça do Nhonhô Braga, Praça Arruda, Departamento de Meio Ambiente, Escolinha de Canoagem e sítio Neblina.

A ONG, que realiza suas ações com base no trabalho voluntário de seus associados, prepara um documento de prestação de contas a ser divulgado na mídia para que os investimentos realizados nessas ações de educação ambiental sejam de conhecimento público assim que os projetos estiverem formalmente concluídos.

Mais informações no instagram @ong_teyquepe.

* Naomi Corcovia é jornalista e ativista ambiental.