Conheça o talento e os desenhos da artista pirajuense Fernanda Costa

A exposição “Faces & Traços” está marcada para o 13 de novembro, às 19h30, no novo Espaço Cultural DaPonte Conveniência.

por Maria Laura López *

Fernanda Costa fala sobre seu trabalho

Essa é a pirajuense Fernanda Costa. Formada em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Ourinhos (UniFio), ela atua como professora desde 2012 e atualmente leciona na Escola Quintalzinho/NIBAPI no município vizinho de Cerqueira César, onde também oferece uma oficina extracurricular de desenho. Assim como a maioria dos educadores, ela precisou se adaptar ao formato on-line e, paralelamente, aproveitou o momento para começar a oferecer aulas particulares de desenho via internet. “Eu voltei a desenhar com periodicidade durante a quarentena, como forma de passar o tempo e, desta forma, encontrei alguns interessados nessas aulas individuais”, conta.

Fernanda possui alunos de diversas cidades e espera que esse número aumente ainda mais. Para isso, a artista e professora aposta nas redes sociais como forma de divulgar seu trabalho. “Eu resolvi me arriscar no TikTok, que é uma plataforma que está crescendo, com diversos artistas produzindo e mostrando o seu trabalho”, afirma.

Com as aulas e o conteúdo que posta na internet, Fernanda busca ainda mais inspiração para desenhar. Ela chega a produzir quase um desenho por dia, dependendo do nível de complexidade.

“Olhando a história da arte, eu penso que o desenho é o início de tudo. Para mim, que gosto mais do realismo, acho que é uma forma até de eu ficar mais atenta às pessoas, e quando eu vou produzir eu sempre procuro bastante até achar a melhor foto para o tipo de desenho que eu estou fazendo.”

De acordo com a professora, as aulas particulares são destinadas a qualquer um que queira entender um pouco mais sobre desenho à lápis, aquarela e outras técnicas. Então não existe um público específico, seus alunos vão desde crianças a idosos, e ela se adapta para atender a todos os gostos e demandas. “Alguns adolescentes gostam bastante de anime e outros desenhos, então eu já falo mais sobre estrutura do corpo, do rosto. E os mais velhos acabam gostando mais de paisagem por exemplo”, conta a artista.

Quanto às ferramentas necessárias ela diz que tudo é o mais simples possível, seja no desenho ou na pintura em aquarela. “Não é todo mundo que tem dinheiro para ficar investindo nesses materiais, nem eu, e a gente quer que isso seja acessível”, afirma ela.

Como artista, Fernanda Costa contou que seu interesse pelo desenho começou logo na infância, quando um problema de saúde impedia que ela realizasse atividade física com intensidade. “Então a minha prima me chamava e eu ficava desenhando com ela e com meus pais. Era a minha realização”, relembra. Além disso, há influência artística do pai, Norton, que sempre trabalhou com carnaval, e da mãe, Nereide, que fazia pinturas em tela e tecido.

Fernanda nunca parou de desenhar. Ao longo da adolescência foi desenvolvendo suas habilidades em casa e na escola onde estudava. Uma curiosidade é que sempre produzia alguns desenhos para a escola, inclusive um painel para o centenário da mesma. Até hoje, alunos sempre ficam com alguns desenhos que ela faz, pois querem ter uma  lembrança da professora artista. E, na hora de escolher a graduação, não teve dúvidas quanto a fazer o curso de Artes Visuais. Agora dedica-se especialmente ao realismo, estilo de desenho que tem como objetivo produzir uma imagem que se aproxime ainda mais da realidade.

Fernanda Costa prepara a exposição “Faces & Traços”, que acontece no DaPonte Conveniência, novo espaço cultural da Estância Turística de Piraju (SP). A Curadoria é de Luciano e Hellen Maluly, com o o texto de abertura da jornalista Maria Laura López. O evento também integra o Projeto “Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no Ensino Fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS. O apoio cultural é da Rede Postos 2000 e do Da Ponte Café.

EXPOSIÇÃO “Faces & Traços” de Fernanda Costa – Abertura: 13 de novembro de 2020 – 19h30 – ABERTO AO PÚBLICO

LOCAL: DaPonte Conveniência.: Posto da Ponte – Praça Benedito Silveira Camargo 36 Piraju / SP Telefone (14)3351-1688

Aqui compilamos algumas de suas obras.

Para acompanhar o trabalho de Fernanda basta seguir @ferscosta_ no Instagram e no Tik Tok. Quem estiver interessado nas aulas também pode entrar em contato com ela por lá ou direto pelo telefone (14) 99640-5384.

* Maria Laura López é aluna do curso de jornalismo da Universidade de São Paulo, além de repórter e bolsista do Projeto “Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no Ensino Fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS.

One thought on “Conheça o talento e os desenhos da artista pirajuense Fernanda Costa

• 8 de novembro de 2020 em 09:52

Sucesso Fernanda!