Conheça mais sobre o recinto da FECAPI e sua história

*Isabella Marin

“Sonha o rio paranapanema
Em sua grande realeza
Com as horas, os dias e os séculos
E a sua radiante natureza

Os seus sonhos, Paranapanema
Continuam e hão de continuar,
Pelos filhos que Piraju tem,
Por eles sempre a lutar”


Esse pequeno poema é de Gilberto Polenghi, historiador e poeta de Piraju. Os versos acima estão gravados em sua homenagem, na frente do Centro de Fomento Turístico, Agropecuário e Industrial Prefeito Cláudio Dardes, o recinto da FECAPI. Polenghi, assim como outras personalidades, foi uns dos criadores da Festa do Café de Piraju (FECAPI), que ocorre no município desde 1968. 

Miguel Cáceres, professor e historiador, registrou em seu livro Piraju: Memórias Políticas e outras Memórias (1998), o início de tal festividade. Segundo ele, tudo começou com uma reunião na casa de Assad Name Cahli, gerente do Banco do Brasil na época, em junho de 1968. Nesse encontro, ficou decidido a criação da festa, que estava prevista para acontecer nos dias 6, 7 e 8 de setembro daquele ano. Cahli era o presidente da coordenadoria dos trabalhos e Polenghi seu vice. De última hora, Polenghi assumiu o conselho. “Convocado para realizar um curso de administração no Rio de Janeiro, Assad foi substituído na presidência da FECAPI por Gilberto Polenghi e, na gerência do Banco do Brasil, por Enezi Nogueira, que continuou dando o apoio do banco à festa, que se realizou de 4 a 8 de setembro” (p. 379). No final, a FECAPI aconteceu nos dias 4 a 8 daquele mês. 

O café de Piraju foi referência na região durante grande parte do século XX, onde muitos proprietários se dedicavam apenas a esse tipo de monocultura. Com isso, a cidade vivenciou progresso, ganhando destaque na vida econômica e política do Estado, nos altos da década de 1920. No festival, existia um concurso de beleza no qual era eleito uma moça da região para carregar o título de “Rainha do Café”. Além da competição, existiam ainda muitas outras atrações, como os shows de diferentes artistas e os rodeios. 

A FECAPI passou a ser realizada no local que é hoje somente a partir de 1980, em sua quinta edição. O local, situado na Avenida Vereador Eduardo Cassanho, número 330, pertencia a Dionísio Hernandes e foi declarado como “utilidade pública para criação de pontos de interesse turístico em 1978”, como apresentado por Cáceres em seu livro. Essa área representa aproximadamente 15 hectares (14 hectares e 64 ares) e fica às margens do Rio Paranapanema. Por imagens tiradas por satélite é possível ver sua dimensão:

Imagem retirada por satélite da área do recinto da FECAPI. [Imagem: Reprodução/Google Maps]
Entrada do recinto da FECAPI. [Imagem Isabella Marin]

Junto da FECAPI era realizado simultaneamente a FAIPI, Feira Agropecuária Industrial de Piraju. Sua idealização partiu de José Maria Costa, atual prefeito da cidade, na época em que era presidente da Comissão Organizadora da FECAPI. Na feira, as empresas locais eram apresentadas àquelas de fora, na tentativa de aquecer a agropecuária local e incentivar a criação de gado de leite e de corte. Também foi durante o cargo de Zé Maria na comissão que o recinto da FECAPI foi inaugurado, em 1979. Mesmo após essa data, o local continuou suas obras e foi aderindo aos poucos outros atrativos até virar o que é hoje. Já em 1989, o espaço recebeu o nome de “Parque de Exposições Municipal Prefeito Cláudio Dardes”, fazendo uma homenagem ao prefeito que serviu ao município nos anos de 1964 a 1967. Porém, em 1994, um novo nome foi promulgado, passando a se chamar desde então de “Centro de Fomento Turístico, Agropecuário e Industrial Prefeito Cláudio Dardes”.

Placa à frente do Centro de Fomento Turístico, Agropecuário e Industrial Prefeito Cláudio Dardes em homenagem a Gilberto Polenghi. [Imagem: Isabella Marin]

Atualmente, o recinto da FECAPI, como é popularmente conhecido, conta com uma infraestrutura que oferece muitas atividades de lazer e entretenimento além da festa já tradicional (que, aliás, não acontece desde 2017). No local, é possível se aventurar por esportes radicais, como a pista de skate ou mesmo a Tirolesa das Corredeiras, que tem seu ponto de chegada na FECAPI, mas parte do mirante Gilberto Polenghi, na vila Paraíso.

Outro formato de esporte de adrenalina presente no recinto e aberto ao público é o rafting e o boia cross. Essas práticas fazem a descida do turista pelas corredeiras do Rio Paranapanema a bordo de um bote ou boias individuais. Próximo ao Rio, o pessoal da PiraRafting fica no barracão oito fazendo a descida daqueles que topam a aventura.

Para os pequenos, há um parque no centro do recinto, com diversos brinquedos como escorregador, gira gira, balanço, gangorra, entre outros. Ao lado, vários quiosques e o bar e restaurante Oishi Adrenalina —  ou restaurante do Ricardo, como é conhecido — com pratos e porções deliciosas.

Há, ainda, um espaço que é utilizado para exposições em geral, como ponto para muitas apresentações de trabalhos.  Mais abaixo, o palco do recinto da FECAPI também já serviu como local de festas, quermesses, teatros, shows e outras atividades. Ao fundo, há uma grande arena onde costumam ser feitas as festas e shows, tais como a Festa do Café e, ao seu lado, um espaço onde fazem montarias e andam a cavalo.

O recinto da FECAPI, o Centro de Fomento Turístico, Agropecuário e Industrial Prefeito Cláudio Dardes é um ambiente público da cidade de Piraju e é aberto a todas os tipos de visitantes, seja para usufruir das estruturas locais ou apenas para aproveitar um pouco das margens do Rio Paranapanema. Conheça: 

Recinto da FECAPI, Centro de Fomento Turístico, Agropecuário e Industrial Prefeito Cláudio Dardes – Avenida Vereador Eduardo Cassanho, número 330 – Piraju – SP

Tirolesa das Corredeiras – Av. Dr. Célso Gaudino Fraga, 194 – Piraju – SP

Contato: (14) 99887-1973 — https://tirolesadascorredeiras.com.br/sobre/

PiraRafting – Ecoturismo e Aventura – Av. Ver. Eduardo Cassanho, FECAPI Barracão 8 – Piraju – SP

Contato: (14) 99890-8484 — https://www.facebook.com/pirarafting

Oishi Adrenalina – Bar e Restaurante – Av. Ver. Eduardo Cassanho, 330, recinto FECAPI – Piraju – SP

Contato: (14) 3351-3188 — https://www.facebook.com/oishiadrenalina

ISABELLA MARIN é repórter e bolsista do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *