Pepê Gonçalves, o filho do Rio Paranapanema

Laura Barrio*

Cidadão Pirajuense, apesar de nascido em Ipaussu, Pepê Gonçalves não se desconecta do município onde cresceu e se formou canoísta. Nem mesmo após conquistar o mundo através do esporte. Nessa conversa com o projeto do Programa USP Municípios, Pepê conta um pouco da sua trajetória no caiaque, desde a época do projeto Navegar, no início dos anos 2000, até as vésperas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde vai representar o Brasil na canoagem slalom, categoria K1.

Sobre sua relação com Piraju, o canoísta lembra a vaquinha feita por seus conterrâneos quando ele decidiu se mudar para Foz do Iguaçu (PR), aos 16 anos de idade, para “alçar voos mais altos”. Pepê também lamenta o descuido com o Rio Paranapanema — “meu berço e meu escritório” — e cobra mais consciência ambiental. Confiante, o atleta olímpico compartilha as expectativas para os Jogos de 2021: “Vou estar no meu melhor e vou brigar por essa medalha”.

Confira como foi o bate-papo:

*Laura Barrio é repórter e bolsista do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *