Mural homenageia o povo de Piraju no aniversário da cidade

No dia de São Sebastião, o santo guerreiro, nasceu a Estância Turística de Piraju. Essa cidade, formada por guerreiros e guerreiras que defendem sua cultura e seus recursos naturais, completa 141 anos em 20 de janeiro de 2021. Um dos presentes de aniversário homenageia justamente o seu povo com o mural ~ Piraju ~ a água na pedra, o rio na curva. A abertura para visitação será nesta quarta-feira, das 12h às 17h, na Cachaçaria e Restaurante Taças e Cachaças. O Mural ficará exposto até 11 de abril de 2021.

Este ode ao pirajuense e à cidade de Piraju vem das palavras e melodias de Paulo Viggu e Carlos Alberto Muzille, com curadoria de Luciano Maluly. Confira mais detalhes abaixo:

Verso e prosa que acolhem

Tem modos muito certeiros de se sentir em Piraju mesmo sem estar: o primeiro deles é comer torta napoleão, doce endêmico que só existe aqui. Mas fora dos limites do Tijuco Preto, o único modo de se comer uma torta dessas é preparando a sua própria, coisa dificultada pela técnica envolvida na feitura da massa, a mais trabalhosa que tem.

O segundo modo, bem mais prático, é ouvir música do Viggu e ler texto do Muzille, coisa super acessível pelas redes sociais e que, depois do YouTube e do Amarello Souñd, ficou mais fácil ainda. Mais que texto e música, a arte da dupla traz foto, vídeo, poesia, às vezes ironia e graça, faz a gente rir igual quando acontece nos rolês pelo centro de Piraju com a galera típica do lugar. Ou faz a gente se sentir na beira do Panema, nas praças, nas ruas de paralelepípedo ou na esquina da Treze de Maio com a Mercadante Sobrinho mesmo estando dentro da casa da gente só com o celular na mão.

Seja no verso, na prosa ou na foto, essa exposição toda faz a gente se sentir em casa, na nossa casa Piraju, com seus morros, paralelepípedos, peixes, com seu rio e com suas cenas particulares, ora bonitas, ora engraçadas, ora tudo junto.

Bom que esse meio de tornar Piraju mais presente na vida de todo mundo existe e se consolida com a ajuda da tecnologia. A palavra na rede se multiplica e fica ao alcance de um clique. Viggu e Muzille são capazes de trazer qualquer pessoa, de qualquer canto do mundo, para o Tijuco só pelo poder da palavra, da foto, do vídeo. E que mais gente venha pra cá com a iniciativa do Maluly.

Por Naomi Corcovia

Os artistas

Paulo Viggu é formado em Letras e atua na área cultural, misturando poesia, música e fotografia, com diversas parcerias artísticas, participação em saraus e ações voltadas às áreas de Cultura e Meio Ambiente. Professor formado em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, recentemente, encerrou a carreira mediando assuntos/temas emblemáticos à Educação contemporânea para alunos de Pedagogia.

Carlos Alberto Muzille é escritor e ativista cultural. Filho de mãe Pirajuense e pai Bernardinense, reside atualmente em Piraju/SP. Estudou teoria musical no Conservatório Dramático Musical de Tatuí e, posteriormente, formou-se em Análise de Sistemas pela Fatec Ourinhos. Publicou o livro Alma Lesma [Atrito Art, 2007] com o qual participou do Festival Literário de Londrina (Londrix). Participa também de algumas coletâneas e revistas. Periodicamente, publica em jornais regionais. Dirige o estúdio Amarello Souñd produzindo compositores locais e dedica-se também à produção de contos, crônicas e poemas no formato videoclipe.

Quando?

Data: 20 de janeiro até 11 de abril de 2021, das 11h às 17h (seguindo o horário de funcionamento da Cachaçaria e Restaurante Taças & Cachaças)

Onde: Cachaçaria e Restaurante Taças & Cachaças – Rua Três – Portal da Ilha Tibiriça (Estação)

Telefone: (14) 9.9612.1967

Obs: o espetáculo está seguindo todas as normas de segurança contra a COVID-19

Curadoria: Luciano Victor Barros Maluly
Produção: Felipe Parra, Paulo Viggu e Carlos Alberto Muzzile
Direção de Arte: Vinícius Blanco
Jornalismo: Gustavo de Araújo Longo, Naomi Corcovia, Isabella Marin Silva e Walace de Jesus
Apoio Cultural: Cachaçaria TAÇAS & CACHAÇAS
Estúdio: Amarello Souñd
Programa USP MUNICÍPIOS – Projeto “Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no Ensino Fundamental I e II”

2 thoughts on “Mural homenageia o povo de Piraju no aniversário da cidade

• 19 de janeiro de 2021 em 21:26
    Permalink

Evento maravilhoso, estamos precisando de muita arte e os artistas Paulo Vigus e Muzzile tem muito a compartilhar. Parabéns!

Resposta
  • 21 de janeiro de 2021 em 07:55
    Permalink

Parabéns a todos pela iniciativa!

Resposta