Mural com produções de artistas locais homenageia aniversário de Piraju

Por Isabella Marin *

No dia do aniversário de Piraju, a cidade contou com uma linda homenagem de seus artistas e compositores locais. A exposição do Mural “Piraju, a água na Pedra, o rio na curva” começou em 20 de janeiro e vai até 11 de abril de 2021, com exibição de poesias, músicas e fotografias no Restaurante Taças & Cachaças. Com curadoria do professor Luciano Maluly, coordenador do projeto “Registro da Memória Digital e do Turismo da Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP Municípios, os artistas Paulo Viggu e Carlos Alberto Muzille apresentam suas diversas produções que retratam Piraju. 

A abertura da exposição foi com o texto da jornalista pirajuense Naomi Corcovia, parceira do projeto e responsável pela coluna “Voz do Tijuco”. No texto, a jornalista fala sobre os elementos culturais da cidade e a contribuição dos dois artistas.

Mural  “Piraju, a água na Pedra, o rio na curva”, exposto no Restaurante Taças e Cachaças. [Imagem: Isabella Marin]

Dentre os trabalhos escolhidos para compor o mural, há fotografias com versos de canções produzidas por Viggu e poesias feitas por Muzille. Um elemento que chama a atenção é a imagem do Rio Paranapanema com um verso da música “Padre”, feita em parceria entre os dois artistas. Nela, a frase “Na selva de luz violeta” remete ao refrão do poema, que fala:

 “Óoo como é doce a vida do padre errante poeta,
do beijo azul fugaz borboleta,
na selva de luz violeta”

Confira o vídeo da música “Padre”:

Para Paulo Viggu, que além de ser poeta, compositor e músico, é também filho de Piraju formado em Letras e Mestre em Comunicação Social, suas criações buscam sempre a essência da cidade. Como professor, o artista percebe a importância de tratar sobre aquelas histórias que não foram contadas, trazendo ao conhecimento dos moradores. Sua luta para que o público saiba cada vez mais sobre sua terra e aqueles que viveram ali antes é compartilhada em suas composições. Assim, Viggu se descreve como um “compositor a serviço” com músicas não comerciais e orgânicas, com a identidade de Piraju. 

Além disso, muitas de suas músicas vêm com o intuito de reflexão e fazem com que as pessoas pensem mais sobre tais questões. Uma que o artista destaca é “Água Boa”. Nessa canção, Viggu fala que “essa cidade é um cais”, a cidade da “água que faz curva”, com a provocação de que precisamos ir embora junto da água, que se transforma, renova: caso contrário, ficaremos parados. Relata Paulo Viggu:

Piraju, para mim, é uma cidade inquietante. Ela é silenciosa, tem um rio silencioso, mas turbulento, não só de volume, mas de histórias. Eu acho que inquieto com a história da identidade. Por quê? Porque ela não foi contada direito. E o fato de ter essas arestas que a gente não preenche, não nos trazem isso, mas estão aqui, algumas pessoas ficam inquietas. Eu sou um ser inquieto e eu mantenho essa inquietude que é meu foco de criação, é da onde eu consigo criar e, portanto, eu acho que minhas músicas também estão dentro desse contexto

Confira a música “Água Boa”:

A amizade com Muzille foi algo natural. Os artistas eram vizinhos e, como compartilham os mesmos interesses pela arte, começaram algumas parcerias. Carlos Alberto Muzille é filho de uma pirajuense com um bernardinense e veio morar em Piraju há alguns anos. Seus trabalhos são mais voltados para a poesia – e a musicalidade de Viggu faz com que se tornassem uma ótima dupla. Muzille também dirige um estúdio, o Amarello Souñd, onde Viggu já produziu muitas de suas músicas. 

A parceria já rendeu diversos trabalhos. Um deles é “Olho d’Água”, um poema de Muzille, cantado por Viggu e produzido pelo estúdio Amarello Souñd. Confira:

Em entrevista para reportagem de Wálace de Jesus, Muzille relatou que sente um apreço muito grande pela cidade de Piraju. Em seu estúdio, já passaram outros artistas locais da cidade. O poeta também revela que além de fazer poesias, gosta de escrever contos e crônicas no formato de videoclipe. Para ele, fazer esse trabalho de registro com meios audiovisuais é algo muito prazeroso. Algumas de suas produções podem ser encontradas neste link.

Os artistas Paulo Viggu e Carlos Alberto Muzille. [Arquivo pessoal/Carlos Alberto Muzille]

O mural “Piraju, a água na Pedra, o rio na curva” possibilitou reunir vários desses trabalhos em um só lugar. A iniciativa contou com o apoio do Restaurante Taças & Cachaças e do Estúdio Amarello Souñd. O local é um ambiente muito agradável em contato com a natureza. Se o intuito é apresentar produções sobre a cidade de Piraju e suas belezas, o lugar escolhido foi ideal. Localizado na Rua Três do Portal da Ilha Tibiriça, o restaurante serve diversas porções e pratos deliciosos, com atendimento das 11h às 17h.

Mural “Piraju, a água na Pedra, o rio na curva” dos artistas Paulo Viggu e Carlos Alberto Muzille

Data: de 20 de janeiro até 11 de abril de 2021, das 11h às 17h (seguindo o horário de funcionamento da Cachaçaria e Restaurante Taças & Cachaças)
Onde: Cachaçaria e Restaurante Taças & Cachaças – Rua Três – Portal da Ilha Tibiriça (Estação)
Telefone: (14) 9 9612-1967
P.S: Em decorrência da pandemia do coronavírus, todos os cuidados recomendados estão sendo tomados para a segurança dos visitantes.

Continue acompanhando os trabalhos dos artistas locais: 

Paulo Viggu 

Carlos Alberto Muzille

* Isabella Marin é repórter e bolsista do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *