Episódio 1: “Semana de 22: Moderna para quem?”

No primeiro episódio de “Arte em Branco”, a Semana de Arte Moderna de 1922 é contextualizada, bem como a ausência de artistas negros naquele movimento que tinha como marca a busca de uma identidade nacional. Entendemos porque tal expressividade foi impossibilitada e a importância de se revisitar a Semana com um olhar crítico.

Colaboram no episódio as curadoras de arte Regina Teixeira de Barros e Horrana Santoz, e a professora de história social da arte Maria Helena Capelato.

Equipe de produção: Gabriela Caputo (produção e roteiro), Gabriella Sales (produção, roteiro e apresentação), Júlia Carvalho (edição) e Vanessa Evelyn (produção e roteiro)

Orientação: Profª Drª Mônica Rodrigues Nunes
Projetos em Televisão
CJE | ECA | USP

*****************************

Título da série: Arte em branco

Resumo da série | Em 2022 completa-se o marco de cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, um dos importantes momentos da história da arte brasileira. Inserida em um contexto de revisionismo mais amplo, a série pretende debater a ausência de artistas negros no movimento, mais precisamente nas artes plásticas. Quem eram e onde estavam esses artistas na época? E, no circuito artístico contemporâneo, de que maneira essa representatividade se dá? 

Equipe de produção da série: Beatriz Azevedo, Danilo Moliterno, Gabriela Caputo, Gabriella Sales, José Higídio, Júlia Carvalho, Letícia Cangane, Letícia Flávia, Marina Reis, Renata Souza, Vanessa Evelyn

Orientação: Profª Drª Mônica Rodrigues Nunes

Projetos em Televisão 

CJE | ECA | USP