Episódio 2: “Os artistas que a arte esqueceu”

O episódio 2 da série “Arte em Branco” tem o objetivo de refletir o apagamento dos artistas negros durante o período da Semana de Arte Moderna de 1922. A Semana foi uma manifestação artístico-cultural ocorrida em São Paulo, que reuniu a elite artística paulista – de maioria branca.

Neste episódio, você conhecerá alguns nomes de artistas negros que já produziam na época – mas que foram, no entanto, esquecidos, como os irmãos Artur e João Timóteo da Costa, e também Benedito José Tobias.

Para refletir sobre essas questões, contamos com a participação da curadora Regina Teixeira, do historiador Kleber Amancio e do colecionador Ademar Britto.

Palavras-chave: Semana de Arte Moderna, Semana de 22, arte negra, artistas negros, modernismo, revisionismo, representatividade, apagamento, Artur Timóteo da Costa, João Timóteo da Costa, Benedito José Tobias

Equipe de produção: Danilo Moliterno (produção e roteiro), Letícia Flávia Pinheiro (produção, roteiro e apresentação), José Higídio (edição) e Mariana Catacci (produção e roteiro)

Orientação: Profª Drª Mônica Rodrigues Nunes
Projetos em Televisão
CJE | ECA | USP