ECA-USP Contra as Fake NewsEspeciais

Profa. Dra. Maria Inês Amarante

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=3veC4Zk_x9A[/embedyt]

Maria Inês Amarante é Pesquisadora e Professora Adjunta da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Área: Comunicação – Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História e Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos-IELA; Pós-Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) PUC-SP (2019); Doutora em Comunicação e Semiótica PUC-SP (2010); Mestre e Especialista em Comunicação Social – UMESP (2000/2004); e Licenciada em Letras pela Université Libre de Bruxelles – ULB (1992), na Bélgica. Desenvolve pesquisas sobre feminismo e gênero; cultura; memória; oralidade, lusofonia e sobre os processos de comunicação alternativa/comunitária e suas relações com cidadania e participação nos movimentos sociais, mídia local e comunitária do Brasil, África e América Latina. Radialista especializada em produções socioculturais, educativas, dramatizadas e formação radiofônica. Membro ativo dos grupos de pesquisa (CNPq): CEI-Comuni – Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Mídia Local (UERJ); Comunicação e Cultura: Barroco, Oralidades e Mestiçagem (PUC-SP), DIGITART: Teorias das Mídias Digitais, Tecnologias, Artes e Culturas (UNESP); Construções socioculturais na Tríplice Fronteira (UNILA). Associada à Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e ABPCom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã. Na cooperação internacional brasileira foi professora do Programa de Formação de Docentes em Língua Portuguesa no Timor-Leste (MEC/CAPES/DGCI); e no Leitorado junto à UniCV – Universidade de Cabo Verde (DPLP/ MRE). Atuou na cooperação belga (Voluntariado ONG) pela Agência Geral de Coopération pour le Développement – AGCD. É revisora/ parecerista de revistas da área de comunicação, feminismo e gênero; autora da obra: ”Rádio Comunitária na Escola: adolescentes, dramaturgia e participação cidadã" (2012); de artigos científicos e socioculturais em publicações nacionais e internacionais e co-organizadora do livro "África – Múltiplos Olhares sobre a Comunicação" (2013).

O projeto ECA-USP contra as Fake News é coordenado por:
Luciano Victor Barros Maluly
Professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE ECA-USP)
Felipe Parra
Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM ECA-USP)