EspeciaisProgramasVozes Giselistas

Ep. 5 – A voz Giselista de Dulcília Buitoni

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=kEOKDfev0tQ[/embedyt]

Este quinto programa da série “Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao radiojornalismo e à comunicação” apresenta o depoimento da professora Dulcília Helena Schroeder Buitoni, que lecionou para Gisela na década de 1970 e, mais tarde, foi sua colega de cátedra e de pesquisas no CJE- ECA/USP. Livre-docente em jornalismo, doutora e mestre em letras (teoria literária e literatura comparada) pela USP, Dulcília pesquisa narrativas da contemporaneidade (jornalismo, publicidade, entretenimento). Ela ainda investiga as relações texto-imagem na comunicação impressa, nos meios audiovisuais, na internet, em redes sociais e em conteúdos educacionais; comunicação e relações de gênero, comunicação e consumo e comunicação e educação. Dulcília relembra neste episódio os tempos em que lecionou para Gisela Swetlana Ortriwano que, segundo ela, teve a formação acadêmica influenciada pelos professores Walter Sampaio e Paulo Roberto Leandro. A docente do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo fala ainda da amizade entre Gisela e Ciro Marcondes Filho, ambos colegas de turma, em 1972. Os desafios da docência naquele período histórico marcado pela ditadura militar, o início de Gisela na docência e o interesse dela nas pesquisas e no processo de internacionalização da USP são outros temas tratados por Dulcília Buitoni, que revela a forte amizade e parceria, inclusive no rádio, com Gisela Swetlana Ortiwano, que foi considerada como um exemplo de dedicação ao ensino e à pesquisa na ECA/USP. Tudo isso e muito mais você acompanha, a partir de agora, em mais uma voz giselista: a da amiga de faculdade e academia, Dulcília Helena Schroeder Buitoni.