EspeciaisProgramasVozes Giselistas

Ep. 7 – A voz Giselista de Daniela Cristiane Ota

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=VTg3sM8I3DE[/embedyt]

O sétimo episódio da série “Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao radiojornalismo e à comunicação” apresenta o depoimento de Daniela Cristiane Ota, que foi orientanda de doutorado da professora Gisela. Docente e pesquisadora da Universidade Federal do Matogrosso do Sul, Daniela defendeu, em 2006, a tese de doutorado “a informação jornalística em rádios de fronteira: a questão da binacionalidade em Ponta Porã-Pedro Juan Caballero e Corumbá-Puerto Quijarro”. A pesquisa teve início em 2002, após Daniela ter sido aprovada no processo de seleção do programa de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora Gisela, escolhida como orientadora, ficou fascinada com a temática da pesquisa de Daniela: o estudo do rádio regional. O assunto já havia sido tema de um pioneiro trabalho coordenado por Gisela Swetlana Ortriwano no livro “Radiojornalismo no Brasil: 10 estudos regionais”, fruto do 2º curso de aperfeiçoamento para professores de jornalismo realizado no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP em 1986. Daniela Ota relata como foi o primeiro ano de orientação da professora Gisela e as contribuições que nortearam a conclusão da tese de doutorado, que após a morte da docente da ECA/USP foi orientada pela professora Elizabeth Saad. A influência de Gisela, a contribuição do livro “a informação do rádio”, a amizade nascida durante a orientação da tese são alguns dos assuntos abordados em mais uma voz Giselista: da ex-orientanda de doutorado da profa. Gisela, Daniela Cristiane Ota.