EspeciaisProgramasVozes Giselistas

Ep. 8 – A voz Giselista de Luciane Ribeiro do Valle

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=r879oadhu8w[/embedyt]

O 8º episódio da série “Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao radiojornalismo e à comunicação” apresenta o depoimento de Luciane Ribeiro do Valle, que foi orientanda de mestrado da professora Gisela. Docente da Universidade Metodista de Piracicaba e da Universidade de Araraquara, São Paulo, Luciane apresentou em 2001 a dissertação “Que saudade de você – a construção de uma dramaturgia radiofônica”. A pesquisa de mestrado orientada por Gisela Swetlana Ortriwano faz uma reflexão sobre o quadro “Que saudade de você” apresentado no programa do radialista Eli Corrêa. O trabalho elaborado por Luciane mostra a versatilidade da professora Gisela em atender alunos que buscavam, no rádio, outros caminhos para a pesquisa, como a dramaturgia. Luciane do Valle, que atualmente faz doutorado em ciência, tecnologia e sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, diz que a influência de Gisela Swetlana Ortriwano ainda permanece em seus estudos, que agora tratam da divulgação científica no rádio. A intervenção de Gisela também foi marcante em outros dois episódios da trajetória de Luciane. O primeiro foi o início da carreira acadêmica da ex-mestranda como professora de radiojornalismo e, o segundo, a elaboração de um dos capítulos do livro “Teorias do Rádio Volume Dois”, publicado pela editora Insular, em 2008. Neste texto, Luciane fala da contribuição teórica e prática de Walter Sampaio, que foi professor e amigo de Gisela Swetlana Ortriwano na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. A escolha da professora Gisela como orientadora, as influências da docente Ecana após a conclusão dos estudos, a amizade e parceria nascidas durante a pesquisa são alguns dos assuntos abordados por mais uma voz Giselista: a da orientanda de mestrado na ECA/USP, Luciane Ribeiro do Valle.