EspeciaisProgramasVozes Giselistas

Ep. 10 – A voz Giselista de Lígia Maria Trigo de Souza – Pt. 2

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=IXswh8vS5kM[/embedyt]

O 10º episódio da série “Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao radiojornalismo e à comunicação” traz a segunda parte do depoimento de Lígia Maria Trigo de Souza, jornalista da Universidade de São Paulo que, durante o mestrado, foi orientada pela professora Gisela. No episódio anterior, Lígia falou do período em que foi aluna de radiojornalismo e orientanda de mestrado e explicou, ainda, como foi o início da amizade com a deocente Ecana. Outro assunto foi o apoio dado pela da ex-orientadora à carreira profissional de Lígia na Rádio USP, que lá ingressou como estagiária, chegando até a direção da emissora. Ligia ainda tratou dos projetos desenvolvidos na Rádio USP por Gisela Swetlana Ortriwano, como o programa “Cantores Bons de Bico”, que nasceu de uma disciplina ministrada pela professora Gisela aos alunos do Núcleo José Reis de divulgação científica da ECA/USP. Ainda sobre a rádio, Lígia recordou projetos como o “Clipe Mulher”, fruto de uma parceria entre as professoras Gisela e Dulcília Buitoni. Outro tema foi um programa envolvendo alunos da graduação e o RPG, jogo em que as pessoas interpretam personagens e criam narrativas que giram em torno de um enredo. A dissertação de mestrado “Rádios@internet – o desafio do áudio na rede”, apresentada por Lígia em 2002, também foi um dos assuntos abordados no episódio anterior e que, a seguir, é retomado. Agora, ela recorda como foi a elaboração da dissertação de mestrado orientada pela professora Gisela e do encaminhamento de novas pesquisas no doutorado e pós-doutorado que foram acompanhadas pela professora Elizabeth Saad. Lígia também revela a intenção da professora Gisela em rever as características do rádio que se tornaram célebres no livro “A informação no rádio”. Tudo isso e muito mais você acompanha em mais uma voz Giselista: a da ex-aluna na graduação e ex-orientanda de mestrado na ECA/USP, Lígia Maria Trigo de Souza.