EspeciaisProgramasVozes Giselistas

Ep. 11 – A voz Giselista de Ricardo Gandara Crede

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=xXrKv8rP_Uc[/embedyt]

O 11º episódio da série “Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao radiojornalismo e à comunicação” apresenta o depoimento de Ricardo Gandara Crede, biólogo que participou da última produção radiofônica liderada pela professora Gisela: o programa “Cantores Bons de Bico”, que foi ao ar pela Rádio USP entre 2003 a 2004. Ricardo foi aluno de Gisela Swetlana Ortriwano no curso de especialização em divulgação científica do Núcleo José Reis da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O núcleo era aberto a profissionais de diversas áreas e contava com aulas teóricas e práticas de filosofia da ciência, história da ciência e da tecnologia, ética da ciência, museologia e divulgação científica e mídias e linguagens da divulgação da ciência e do jornalismo científico. “Cantores Bons de Bico” surgiu como resultado do trabalho final da disciplina de rádio ministrada por Gisela no núcleo. Porém, aquela produção radiofônica não ficaria limitada a sala de aula. Gisela sabia do potencial educativo daquele trabalho, que depois do falecimento dela ganhou as ondas da Rádio USP, marcando história dentre as produções veiculadas pela emissora. Mestre em tecnologia nuclear pela USP e biólogo na área de manejo e conservação da biodiversidade na divisão da fauna silvestre da secretaria municipal do verde e do meio ambiente da Prefeitura de São Paulo, Ricardo Gandara crede participou de todo o processo de desenvolvimento de “Cantores Bons de Bico”. Neste episódio, ele fala da experiência de ter trabalho com Gisela em sala de aula e no laboratório de rádio do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ricardo conta também como foi o desenvolvimento dos primeiros programas feitos por ele e pela professora Gisela para a rádio USP. Tudo isso e muito mais você acompanha em mais uma voz Giselista: a do ex-aluno e produtor de “Cantores Bons de Bico”, Ricardo Gandara Crede.