Alterjor Entrevista

Alterjor Entrevista – Rafael Duarte Oliveira Venancio

A próxima edição do ALTERJOR ENTREVISTA recebe o professor e pesquisador Rafael Duarte Oliveira Venancio, no dia 30 de maio de 2022, às 19 horas, pelo canal CJE TV no Youtube.

Rafael Duarte Oliveira Venancio é escritor, dramaturgo, psicanalista, astrólogo, psicoterapeuta holístico e professor.

É co-idealizador do Caminhada Estelar – Espaço de Autoconhecimento e Expansão da Consciência sediado em Barra Velha/SC.

É Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde também se formou Mestre em Ciências da Comunicação e Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, além de possuir licenciatura em História pela FIAR-CESUAR. Cumpriu entre 2019 e 2020, o estágio de pós-doutorado em Ficção e Dramaturgia Radiofônica na própria USP.

Enquanto escritor e dramaturgo, publicou uma centena de livros enquanto autor independente e por editoras tradicionais em quatro línguas. Suas peças de teatro e de radioteatro foram encenadas em três línguas em sete países. Seus temas mais frequentes são ficção e reimaginação histórica, metadramaturgia, história do futebol e storytelling filosófico.

No campo da Psicanálise, trabalha como pesquisador e crítico psicanalítico em Educação, Comunicação, Arte e Cultura desde 2005. Possui certificações no campo psicoterapêutico e astrológico no Brasil e no exterior, sendo membro efetivo da Astrological Psychology Association.

Venceu, em 2022, o prêmio de melhor conto em concurso da Academia Itapemense de Letras (Itapema/SC) com o conto “A Cartomante de 1922”.

Instagram: @rafaeldovenancio

Venacio é um dos fundadores do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR) do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP.

O programa Alterjor Entrevista é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Alterjor do CJE ECA-USP.
Apresentação – Prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly.
Coordenação Geral – Felipe Parra, Doutorando pelo PPGCOM ECA-USP.