CASA DA USP EM PIRAJU RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO

Atividades acontecerão de 23 de junho a 4 de agosto com apoio da FUNDAC, ECA-USP, MAE-USP, ETEC-PIRAJU, FATEC-Itaquaquecetura e Prefeitura Municipal da Piraju.

O Projeto de exposição RE_USO PIRAJU_, do artista visual Wilton Garcia e curadoria de Luciano Victor Barros Maluly, será realizado de 23 de junho a 30 de agosto de 2002, na Estância Turística de Piraju.

O evento procura aproximar consumo, meio ambiente e sustentabilidade, com a reutilização de materiais: papel, pincel, tinta. Do ponto de vista da experimentação, interessa reaproveitar materiais descartáveis com arte e informação, ao (re)examinar uso e função das coisas no mundo.

A ideia é a interação entre o artista e os educadores/as da Estância Turística de Piraju (SP), a fim de criar envolvimento com estratégias criativas para o cotidiano escolar. O lema é o (re)aproveitamento com a reciclagem.

Um workshop criativo será realizado no Centro de Convenções Richardson Louzada, no dia 25 de junho, às 14 horas, para gerar uma parte do material a produzido e exposto no Centro de Arqueologia Ambiental Mario Neme, a Casa da USP na Estância Turística de Piraju, até 30 de agosto de 2022.

O conjunto expositivo será composto por 5 (cinco) dinâmicas criativas: desenhos, colagens, objetos fotografias e pinturas. A montagem desta exposição será de acordo com os resultados alcançados, em uma abordagem colaborativa de (co)operação coletiva.

Ao observar a produção de texturas e ondulações espaciais dos materiais reciclados, os/as participantes permeiam o debate criativo sobre arte e informação, tendo como eixos o consumo, o meio ambiente e a sustentabilidade.

Além disso, um mural sustentável será produzido na sede da ETEC Waldyr Duron Júnior / Centro Paulo Souza, em Piraju, no dia 24 de junho de 2022, às 8 horas.

Aqui, experimentar é a palavra de ordem para estimular a criação, tendo como referência o mercado-mídia de produtos e marcas. Por isso, experimentações artísticas, poéticas e estéticas (re)equacionam estratégias criativas nesse processo de criação e coloca em evidência alguns enfrentamentos da contemporaneidade como proposta criativa, preocupada com o gesto inclusivo.

Logo, o objetivo seria um debate crítico-reflexivo a respeito de temas emergentes do contemporâneo – provisório, parcial, inacabado, efêmero, portanto deslizante, capazes de ampliar experimentações poéticas, para além de estéticas, técnicas e éticas.

Artista Visual: Wilton Garcia – Fatec Itaquaquecetuba

Curador: Luciano Victor Barros Maluly – ECA/USP

Produção: Felipe Parra – ECA/USP

Calendário de atividades