São Paulo (AUN - USP) - Eduardo do Valle Simões, professor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), diz que há a possibilidade de fazer robôs colaborarem à distância com os professores de ensino público no ensino de exatas via internet.
Para ele, a inclusão digital não consegue ter a abrangência que deveria por medo dos professores em perder espaço no ensino da criança e por haver pouca qualificação técnica por parte da escola. A fim de solucionar esse problema, Simões crê que deve haver uma inclusão tecnológica, aliando metodologias pedagógicas a robôs, que incitariam o aprendizado. Afinal, ele defende que a inclusão tecnológica é fundamental para que o aluno não seja dominado pela máquina no futuro.
Como estratégia para tal união é aparentemente impensável, a USP teria papel fundamental na confecção de material didático com robôs e questionários a respeito de experimentos recomendados para serem feitos pelos professores. Esse kit estaria disponÃvel no Centro de Divulgação CientÃfica e Cultural da USP (CDCC), onde há uma experimentoteca que os alugam.
Uma das barreiras já previstas por Eduardo Simões é o custo de locação: se muitas escolas públicas já têm dÃvidas a serem quitadas, de onde o dinheiro adicional necessário para o aluguel de tais kits? A fim de responder à altura, Simões pensou numa maneira de habilitar o conteúdo desse material via internet. âCreio que o termo âà distânciaâ foi fundamental para esse projetoâ.
Dessa forma, vÃdeo-aulas gravadas previamente simulariam uma aula que seria dada caso o kit estivesse com a professora. O conteúdo do vÃdeo constaria em gravações dos robôs em diversas condições e situações e que seriam seguidas por um questionário aplicado á sala. Esse material estaria na internet para acesso gratuito das escolas.
Primeiramente, o material seria feito por pessoal da própria faculdade; professores e estudantes de graduação. Após um perÃodo piloto, Simões diz que há a probabilidade de alunos das escolas que utilizam as vÃdeo-aulas e estejam interessados em participar do projeto passem a produzi-lo também.
Esse projeto, além de dissolver o problema tecnológico nas escolas brasileiras, serve como solução do uso superficial dos computadores que vieram com a inclusão digital, uma vez que os professores usariam o material multimÃdia via internet para ministrar suas aulas.