ISSN 2359-5191

19/10/2016 - Ano: 49 - Edição Nº: 119 - Ciência e Tecnologia - Escola de Enfermagem
Pesquisadora da USP cria aplicativo sobre profilaxia pós-exposição ao HIV
Fruto de uma parceria com a Poli Jr e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aplicativo está disponível para download em aparelhos com os sistemas Android e iOS
Foto: Overbr

O aplicativo PEPtec, lançado no dia 22 de março deste ano, é uma plataforma explicativa sobre as medidas profiláticas que devem ser tomadas após a exposição ao vírus HIV. O projeto, desenvolvido pela professora Lucia Izumi, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP), é voltado para os profissionais da saúde com o objetivo de auxiliá-los no atendimento a pacientes que passam por situações com potencial risco de infecção. O processo de criação levou ao todo seis meses para ser concluído e contou com o apoio da empresa júnior da Escola Politécnica da USP (Poli/USP).

O app contém informações sobre a profilaxia pós-exposição (PEP) para adultos, crianças e gestantes; serviço de geolocalização baseado nos locais onde há atendimento especializado; estatísticas gerais e as principais dúvidas sobre o vírus. Inúmeras reuniões e testes com especialistas foram necessários para chegar a uma solução que fornecesse conteúdo de forma rápida e acessível dentro da telefonia celular, e o aplicativo digital foi a escolhida.

Imagem da interface do aplicativo. Foto: Amanda Panteri

Imagem da interface do dispositivo. Foto: Amanda Panteri

A professora Lucia Izumi avalia a experiência de produzir o PEPtec como muito boa e ressalta a sua importância para um maior acesso ao conhecimento sobre o HIV: “Ainda há, sim, desinformação e preconceito. Este é um dos principais desafios no enfrentamento da epidemia: enfrentar e reduzir situações que tragam sofrimento e discriminação”. Ela ainda lembra que, do ponto de vista humano, não há nada que diferencie um indivíduo infectado de outro sem o vírus, e respeitar o direito de todos a uma vida digna é essencial.

Como funciona

Com uma interface bastante intuitiva, o PEPtec não é muito pesado (utiliza cerca de 10 Megabytes de memória) e portanto tende a rodar bem em diferentes tipos de aparelhos. Logo após a instalação, ele fornece instruções para o uso e algumas explicações importantes, como o que é a PEP e em quais casos ela deve ser utilizada.

Exemplo das perguntas feitas no questionário. Foto: Amanda Panteri

No menu, o usuário tem a possibilidade de responder a um questionário interativo a respeito do caso. O resultado, que indica se é preciso o tratamento profilático ou não, varia de acordo com as respostas. Todas as conclusões obtidas em um único aparelho se transformam em dados que podem ser analisados pelo profissional na seção Estatísticas.

Importância social

A tecnologia produzida pela professora alia o acesso à informação a uma ferramenta que está presente no cotidiano de uma expressiva parcela da população brasileira: o smartphone. Além disso, a circulação do aplicativo entre profissionais que trabalham com o atendimento não especializado ajuda a apoiar as decisões dos mesmos com relação às medidas que devem ser tomadas quando em face de um paciente que de alguma forma foi exposto à transmissão do HIV.

O PEPtec ganhou o prêmio Márcia Regina Giovanetti na categoria trabalho relevante para resposta Paulista frente à DST/Aids em setembro, e, apesar de relativamente novo, suas utilizações já estão em vista de serem estudadas pela escola.

Leia também...

Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br