As Faces do centrinho

 

 

 

 

arquivo/ centrinho
Na área de audição o Centrinho também se destaca.

 

arquivo/ centrinho
Só em 2006, o hospital teve uma produção científica com mais de cem títulos, considerando anais, monografias, dissertações, teses, capítulos de livros e artigos.


História em números

Alguns números ilustram a dimensão da entidade: 91 leitos, 6 deles de Unidade Intensiva de Tratamento e 8 de Unidade de Cuidados Especiais. Nessa estrutura, são realizadas por mês, em média, 437 cirurgias plásticas. Ao todo, são feitos mensalmente quase 700 procedimentos cirúrgicos.

Na área de audição, por mês, são adaptados mais de 180 aparelhos de amplificação sonora individual. Vale ainda mencionar os mais de 500 implantes cocleares (dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico, que fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som) realizados pela equipe desde 1990.

Mas não é só de atendimento que o Centrinho/USP vive. Ensino e pesquisa são prioridade para sua equipe, já que essas áreas alimentam o conhecimento científico, possibilitando o desenvolvimento de novas técnicas que possam implementar o tratamento. Só em 2006, o hospital teve uma produção científica com mais de cem títulos, considerando anais, monografias, dissertações, teses, capítulos de livros e artigos. Os números só comprovam o comprometimento do hospital com a qualidade do ensino oferecido. Atuante nesta área desde o início da década de 90, a instituição iniciou seu programa de pós-graduação em 1995 com cursos de especialização, mantidos até hoje.

A partir de 1998, começaram a ser oferecidos os cursos de mestrado e doutorado, que também atraem interessados de todo o País. Há ainda cursos de aperfeiçoamento e residência médica. Em 2005, por meio de uma portaria interministerial, o Centrinho/USP passou a ser considerado também um hospital universitário de ensino, ratificando as atividades realizadas na instituição. Projetos de pesquisa viabilizados em parceria com instituições estrangeiras, como a Universidade de Iowa e a Universidade da Flórida, ambas dos Estados Unidos, complementam a importância do hospital no cenário científico.

Descentralização

Com o objetivo de estender o atendimento especializado na área de fissuras labiopalatais e deficiências auditivas pelo Brasil afora, a Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais) – principal parceira do Centrinho/USP – mantém três unidades ambulatoriais em regiões consideradas estratégicas: Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em Itararé (SP) e no ABC paulista, em São Bernardo do Campo. Com a implantação de subsedes da Funcraf, a idéia é levar atendimento em nível ambulatorial para mais perto dos pacientes e deixar para Bauru as cirurgias e os casos mais complexos.  

Serviço:
Centrinho/USP
Rua Silvio Marchione, 3-20 - Vila Universitária
17012-900 Bauru/SP
Central de Agendamentos: 14 3235-8129

< anterior página 1 | 2 | 3

   





web
www.usp.br/espacoaberto