texto: Circe Bonatelli
fotos: Cecília Bastos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Sabe para que serve a dor? Ela é um sinal emitido pelo corpo alertando que algo está errado. É um belo mecanismo da natureza, não? É, mas falta só um detalhe: descobrirmos o que está errado quando o alarme soa.

Principalmente quando a dor se arrasta por meses, como aconteceu com Maria Aparecida Sales, funcionária da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis). "Até descobrir como curar minha tendinite, tomei muito antiinflamatório", conta. "Eu tinha dores no ombro, não arranjava posição para dormir à noite... e fiquei muito abalada pela falta de disposição." Maria Aparecida só conseguiu melhorar depois de seis meses de acupuntura afastada do trabalho.

Ocasionalmente, todos sentimos dores temporárias que desaparecem naturalmente após algumas horas ou poucos dias. Estima-se que 85% da população em fase adulta tem ou já teve dores agudas. Já em outros casos, as dores persistem, acompanhando o sujeito por meses ou anos.

A dificuldade em resolver o problema crônico está na inexistência de uma relação direta entre causa e dor. A mesma lesão pode provocar sensações diferentes em cada pessoa, ou até mesmo sensações diferentes na mesma pessoa ao longo dos dias.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   





web
www.usp.br/espacoaberto