texto: Cinderela Caldeira

imagem meramente ilustrativa

 

 

Pesquisa da Psiquiatria é premiada em congresso internacional

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas realiza há oito anos pesquisa com uma nova técnica chamada de Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), que foi premiada como o melhor trabalho clínico no 2º Congresso Internacional de Dor Neuropática de Berlim, ocorrido no início de junho. O trabalho concorreu com outras 450 pesquisas.

A EMT é uma técnica, que por meio de um campo magnético potente, similar ao de ressonância magnética, promove a ativação de neurônios ou sistemas neurais desativados em função de diferentes patologias, entre elas a depressão. O trabalho envolveu 35 pacientes, entre 18 e 79 anos, a maioria vítima de dor decorrente de lesão no plexo braquial, conjunto de nervos localizado na região do pescoço e que, como cabos elétricos, conecta o cérebro com os membros superiores, responsáveis por movimentação e sensibilidade.

Através do uso da estimulação magnética transcraniana, foi possível mapear, com maior precisão, a região do cérebro em que ocorre a dor, permitindo demarcar a área específica para o tratamento e se havia ou não indicação para a implantação de eletrodo, que emite impulsos elétricos e normaliza a atividade na área, cessando a dor.

Marco Antonio Marcolin, responsável pelo Grupo de Estimulação Cerebral do IPq, diz que o campo magnético transmitido em forma de pulsos rápidos atravessa o couro cabeludo e o crânio, precisamente na região em que se objetiva ativar. “A técnica é uma das mais promissoras terapêuticas em psiquiatria da atualidade. Não é agressiva, tem baixa taxa de efeitos colaterais e é indolor”, enfatiza.

 

Leia também:
Butantan inicia estudo sobre substâncias contra câncer
Faculdade de Saúde Pública é tombada pelo patrimônio histórico

   





web
www.usp.br/espacoaberto