texto: Cinderela Caldeira



 

 

Faculdade de Saúde Pública é tombada pelo patrimônio histórico

O colegiado do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), aprovou, em sessão no dia 23 de abril,o tombamento do quadrilátero da saúde.

Pela notificação de tombamento publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, os prédios incluídos são: antigo pavilhão de classes (atual Casa Rosada Dr. Otávio Martins de Toledo); antigo pavilhão 2 do hospital de isolamento – febre amarela e febre tifóide – (atual Casa Azul Dr. José Augusto Arantes; antigo pavilhão 4 do hospital de isolamento – varíola – (atual biblioteca Instituto Adolfo Lutz); Faculdade de Higiene e Saúde Pública (prédio principal); Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (primeiro centro de saúde do País); Hospital das Clínicas; pavilhão de ortopedia; Escola de Enfermagem.

De acordo com os artigos 142, parágrafo único, e 146 do Decreto Estadual 13.426, de 13 de março de 1979, as edificações tombadas como bem cultural têm assegurada sua preservação. A partir de agora qualquer tipo de reforma nesses prédios deverá ter autorização do Condephaat, para evitar uma eventual descaracterização da estrutura.

Leia também:
Pesquisa da Psiquiatria é premiada em congresso internacional
Butantan inicia estudo sobre substâncias contra câncer

   







web
www.usp.br/espacoaberto