MEMÓRIA
Nas ruas, a memória da Universidade

As principais praças, ruas e avenidas da Cidade Universitária têm nomes de reitores já falecidos. Essa forma de homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário em 1969, no auge da ditadura, o que leva alguns a supor que a resolução tivesse caráter preventivo contra interferências de militares no espaço físico do campus. É certo, porém, que a vida e as carreiras acadêmicas de personalidades como Reynando Porchat, Lúcio Martins Rodrigues, Jorge Americano, Linneu Prestes, Luciano Gualberto, Ernesto de Moraes Leme ou Antônio Barros de Ulhôa Cintra contam uma parte da história da USP e até do Estado de São Paulo.
especial>>
 

FILOSOFIA
Filosofia, jovem aos 70 anos

Ao iniciar as comemorações do 70º aniversário — que se completa em 2004 —, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas destaca a vitalidade de sua pesquisa, creditando-a em boa parte à atuação dos jovens da graduação. A unidade considera-se herdeira do trabalho de pesquisadores eminentes, que estudaram o Brasil e seus problemas de forma global e profunda e abriram o caminho para um sistema universitário de alto nível. Mas há também problemas a vencer. Um deles é a paralisação das aulas em razão da escassez de docentes.
universidade >>

HISTÓRIA
O Brasil que saiu da cozinha


A formação do povo brasileiro agora tem mais um capítulo: o da culinária. Em tese defendida na Faculdade de Saúde Pública, uma nutricionista estudou a influência de brancos, negros e índios na criação dos hábitos alimentares do Brasil-Colônia e concluiu que o quadro alimentar é responsável ainda hoje pela subnutrição em várias regiões, mas também pela formação das cozinhas mineira e baiana, verdadeiras jóias da cultura do País.
pesquisa >>

SEM-TERRA
MST organiza ensino superior


O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que já tem um sistema de educação fundamental implantado nos assentamentos, que inclui a formação de professores, pretende agora criar uma instituição de ensino superior, provavelmente em São Paulo. A escola deverá contar com professores de vários países, assim como já tem ajuda de entidades filantrópicas internacionais. Um professor da FEA acaba de lançar obra em que garante que o Brasil é menos urbanizado do que fazem crer as últimas estatísticas do IBGE. nacional >>




VAMOS
em DESTAQUE

Mais futebol
Na semana em que o Brasil estréia na Copa do Mundo, a agenda traz eventos dos mais variados, desde mostra de filmes sobre futebol no Cinusp (na segunda), até exposição de origami (na quarta) e palestra (no fim de semana).

Exposição
A pág. 21 traz a a exposição fotográfica “A linguagem do ver” na ECA.

Roteiros de cursos
São várias as opções desta edição, com destaque para o seminário “Pensando a Pesquisa em Comunicações e Artes” e o curso “Tratamento Multiprofissional da Obesidade”. .

  NESTA EDIÇÃO

 

e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]