Eleições começam nesta semana


Nesta terça-feira, dia 25, a USP começa a conhecer o sucessor do professor Adolpho José Melfi na Reitoria. A votação será secreta e ocorrerá das 9 às 13 horas, na Reitoria e nas unidades de ensino e pesquisa. O colégio eleitoral será formado por cerca de 1.700 membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais e das Congregações das unidades. Cada eleitor poderá colocar até três nomes na cédula. A apuração terá início às 19 horas, na Reitoria. Terminada a apuração, serão proclamados vencedores os oito professores mais votados, que disputarão o segundo turno, no dia 8 de novembro. O processo eleitoral está sob a organização da Secretaria Geral da USP. Todos os professores titulares – o cargo máximo da carreira universitária – são elegíveis, mas somente cinco se declararam publicamente candidatos a reitor: o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Adilson Avansi de Abreu, o coordenador da Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf), Antonio Marcos de Aguirra Massola, o vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz, o diretor da Faculdade de Filosofi a, Letras e Ciências Humanas
(FFLCH), Sedi Hirano, e a pró-reitora de Pós-Graduação, Suely Vilela. No dia 19 passado, os cinco participaram de um debate promovido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), realizado no Anfi teatro Camargo Guarnieri. Eles discutiram temas como a expansão do ensino, internacionalização e plano de carreira. Nesta edição, o Jornal da USP publica as propostas de gestão dos cinco candidatos.
universidade>>











No mar com o Besnard

No dia 12 de outubro, o navio oceanográfico Professor W. Besnard, da USP, desatracou do porto de Santos para mais uma expedição científica. Desta vez, ele partia em direção a um ponto do oceano, na entrada da Baía de Santos, a fim de coletar dados para o EcoSan, um ambicioso projeto do Instituto Oceanográfico da USP que tem o objetivo de investigar impactos ambientais no litoral paulista. A reportagem do Jornal da USP acompanhou a expedição e, durante quatro dias, registrou o trabalho dos pesquisadores e da tripulação do famoso navio da USP, que já fez viagens até para a Antártica. “A bordo temos que usar a criatividade e este é um dos aspectos de que eu gosto no meu trabalho”, diz o chefe de máquinas Raimundo Adalberto de Sousa Neto. “A cada dia há uma adversidade, um desafio. Já criamos muita coisa a bordo para solucionar um problema ou substituir um aparelho quebrado.” especial>>



Um desafio para a mídia


Os meios de comunicação não estão preparados para difundir, sem preconceitos e estereótipos, a grande diversidade das culturas no mundo contemporâneo. Profi ssionais da imprensa precisam estar atentos para dar mais espaço ao diferente. As diversas etnias e visões de mundo presentes na sociedade devem ser valorizadas e incentivadas pelos jornais, rádios e televisão. Essas foram algumas constatações e sugestões do Encontro Internacional África-Brasil – Igualdade racial, um desafi o para a mídia, realizado dos dias 12 a 14 de outubro no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. O evento reuniu 15 representantes de nove países africanos – entre eles África do Sul, Gana, Moçambique e Quênia – e contou com palestras, mesas-redondas e painéis expositivos, além da apresentação de manifestações culturais de origem afro-brasileira. Ao fi nal do encontro, foi divulgado um documento que sugere a cooperação entre o Brasil e a África para a promoção de medidas efetivas em favor da igualdade racial.
cultura>>




VAMOS
em DESTAQUE

Um ano do Museu Afro Brasil

Para comemorar a data estão sendo inauguradas nesta semana quatro exposições sobre a cultura negra e arte popular, reunindo fotografias, pinturas e objetos, além de homenagem e importantes doações de obras por artistas e fotógrafos renomados.

 

Mostra Internacional de Cinema

Uma seleção de filmes que deve provocar filas durante a 29a Mostra Internacional de Cinema traz Manderlay (foto) segunda parte da trilogia de Lars von Trier, e A Criança, de Jean-Pierre e Luc Dardenne, vencedor deste ano da Palma de Ouro em Cannes.

 

Eventos e revistas

O escritor português José Saramago vem ao Brasil para lançar seu novo romance; e nesta semana também acontece o lançamento da revista Originais Reprovados, produzida por alunos de Editoração da ECA/USP.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]