Delegação africana faz, hoje, visita à ECA e ao Laboratório de Imagem, Som e Antropologia da USP para melhor conhecer a cultura brasileira

A atividade é preparatória ao Encontro Internacional África-Brasil , que será aberto ao público na próxima quarta-feira, dia 12/10, no SESC da Vila Mariana. O evento é uma iniciativa conjunta entre a Universidade de São Paulo, por meio de seu Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), o Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação (IIJC) de Genebra e o SESC-SP . Seu tema central é a Igualdade racial: um desafio para a mídia.

São Paulo, 10 de outubro de 2005 – Composta em sua maioria de jornalistas, editores e educadores, a delegação africana tem 20 convidados vindos de 12 países, entre os quais África do Sul, Camarões, Gana, Quênia e Tanzânia. Hoje, durante toda a manhã, o grupo fará visitas monitoradas à Escola de Comunicação e Artes (ECA) e ao LISA (Laboratório de Imagem, Som e Antropologia), ambos da USP. No LISA, a delegação africana será recebida por um grupo de cientistas sociais que desenvolvem pesquisas sobre a cultura indígena brasileira, sobre a qual os convidados africanos demonstram um interesse de melhor conhecer. Em seguida, participarão de almoço oferecido pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), órgão vinculado à Prefeitura do Município de São Paulo

“Até o próximo dia 15, a delegação africana vai protagonizar ao lado de afro-brasileiros das áreas acadêmica, artística, política, jurídica, jornalista, religiosa, bem como dos líderes do movimento negro no país, um diálogo profundo, inédito e absolutamente necessário sobre o tema etnia e da raça e, principalmente, os desafios que apresenta para a mídia e os processos de comunicação no Brasil e África”, destaca o Prof. Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) e presidente do Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação, com sede em Genebra, na Suíça, com atuação em 120 países, nos quais tem promovido debates e atividades voltadas para discutir essa temática entre profissionais da imprensa.

O Encontro Internacional África Brasil, que terá como tema central a Igualdade racial: um desafio para a mídia, divide-se em duas partes, sendo a primeira restrita ao grupo africano e convidados especiais, prevista para os dias 10 e 11 de outubro, com atividades na USP e no Museu Afro-Brasil. e uma segunda parte, aberta ao público mediante prévia inscrição, a ser realizada entre os dias 12 a 14/10 no auditório do SESC Vila Mariana (rua Pelotas, no. 141). A Companhia Vale do Rio Doce, Paulus Editores, South Africa Airways e CONE são os patrocinadores do encontro.

Entrevistas exclusivas - Os integrantes da delegação africana dedicam-se, em seus países de origem, ao estudo e ações que giram em torno da temática etnia, mídia e democracia. Akosua Perbi, de Gana, é um especialista em história da escravidão no continente africano. Francis Rangoajane, da África do Sul, domina o tema liberdade de imprensa pós-aparthaid e o predomínio do poder e perspectivas da minoria branca em seu país. Tedla Desta, da Etiópia, único país não-colonizado da África, faz uma abordagem dos impactos negativos do racismo em escala mundial.

Nem todos os integrantes da delegação africana terão a oportunidade de fazer apresentações nas mesas-redondas e painéis programados para o Encontro Internacional África-Brasil, mas poderão dar entrevistas exclusivas para a imprensa brasileira por terem amplo domínio sobre a principal temática do evento: o desafio que a igualdade racial representa para a mídia, Para isso, basta fazer um contato prévio com a organização do evento.

Saiba mais:
Inscrições www.sescsp.com.br
Informações sobre o evento www.usp.br/nce ou www.sescsp.com.br
Para falar com a Comissão Organizadora envie mensagem para o e-mail: africabrasil@usp.br