Hoje, às 9h30, abertura do Encontro Internacional África-Brasil com a presença da ministra Matilde Ribeiro, do secretário de Justiça Hédio Silva e da cantora Leci Brandão

Um dos destaques do evento será a cobertura a ser realizada por uma equipe de 60 jovens e adolescentes, parte deles afro-descendentes, de escolas públicas do município de São Paulo, bem como do Colégio São Luis, todos integrantes do Projeto Educom.rádio do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP. Um documento de compromissos com propostas para políticas de ações afirmativas será divulgado ao final do evento.

São Paulo, 12 de outubro de 2005 – A abertura oficial do Encontro Internacional África-Brasil sobre o tema Igualdade racial: um desafio para a mídia, será hoje, às 9h30, no auditório do SESC Vila Mariana (rua Pelotas, no. 141). O evento, que se estenderá até o dia 14/10, é uma iniciativa conjunta da Universidade de São Paulo, por meio de seu Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), o Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação (IIJC) de Genebra e o SESC-SP. A ministra Matilde Ribeiro, da SEPPIR (Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial), dará as boas-vindas aos presentes e fará o primeiro pronunciamento. Em seguida, haverá uma apresentação do Coral dos Refugiados, projeto do SESC Carmo que oferece atendimento a um grupo de africanos que chegaram ao Brasil com status de refugiados políticos. A partir das 10h30, o secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Hédio Silva inicia uma Aula Magna sobre a temática do encontro. O show Arrasta Lata, com ritmos musicais da cultura negra executados pela ONG Arrastão, encerra os trabalhos do período da manhã.

“A igualdade racial é uma meta a ser alcançada na sociedade contemporânea e esforços como o Encontro Internacional África Brasil visam acelerar esse processo. Ao final do evento teremos um documento de compromissos, construído coletivamente, com propostas para políticas de ações afirmativas a fim de que a mídia tenha uma postura pró-ativa na realização da igualdade racial, bem como passe a existir uma forte cooperação entre África e Brasil nessa área”, afirma o Prof. Ismar de Oliveira Soares, coordenador do NCE/USP e presidente do Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação, com atuação em 120 países nos quais promove debates e atividades voltadas para discutir essa temática entre jornalistas.

Temas dos painéis - Na parte da tarde acontecerão, simultaneamente, cinco painéis centrados nos vários aspectos do tema Etnia e Cultura A cantora Leci Brandão e o Prof. da USP, Kabengelê Munanga, nascido na República Democrática do Gongo, participarão com outros expositores do Painel 1, Etnia e Mobilização Social.

A relação entre cultura, identidade e questões étnicas, tema do Painel 2, será debatida por Maria Aparecida Bento, do Centro de Estudos de Relação entre Trabalho e Igualdade, Sueli Carneiro, do Grupo Geledes e Ana Mae Barbosa, arte-educadora com projetos desenvolvidos na África. Os painéis 3, 4 e 5 têm por temas, respectivamente, a religião, a educação e os movimentos populares e sua relação com as questões étnicas (acesse a programação completa em www.usp.br/nce ou www.sescsp.com.br).

Os trabalhos serão encerrados com a apresentação do Grupo Okun de Cultura Afro-brasileira, às 18h, no auditório do SESC Vila Mariana.

Cobertura jornalística por grupo de adolescentes – Um dos destaques do Encontro Internacional África Brasil será a cobertura do evento a ser realizada por um grupo de “jovens educomunicadores” (saiba mais no site www.usp.br/nce). Uma equipe de 60 adolescentes de escolas públicas do município de São Paulo, bem como do Colégio São Luis, todos integrantes do Projeto Educom.rádio do NCE/USP e em sua maioria afro-descendentes, estará envolvida na cobertura completa do evento, na linguagem radiofônica e também por meio da produção de notas e comentários a serem distribuídos via Internet.

Segundo o Prof. Ismar de Oliveira Soares, coordenador geral do NCE/USP e sistematizador do conceito da educomunicação, esta será a primeira vez em que a cobertura jornalística de um grande evento – são esperados cerca de 600 participantes – será feita por jovens e adolescentes.

Saiba mais:
Inscrições www.sescsp.com.br
Informações sobre o evento www.usp.br/nce ou www.sescsp.com.br
Para falar com a Comissão Organizadora envie mensagem para o e-mail: africabrasil@usp.br