Certificação: aspectos gerais

O processo de certificação de TODOS os cursistas de determinada oferta - que terminarem qualquer um dos Ciclos - terá início no fim da mesma, ou seja, a conclusão do Ciclo Avançado. Então, os cursistas que preferirem não seguir até o fim do Programa deverão esperar o prazo equivalente ao término da oferta, mais o prazo do andamento administrativo, para receberem o certificado oficial.

A certificação do Ciclo Básico corresponde ao nível de extensão. E a carga de estudos total à especialização. O processo será conduzido pela UFPE, que é parceira do NCE/USP, e coordenou a realização dos módulos da Mídia Rádio. Cabe notar que o MEC possibilitou a abertura de convênios (para a certificação) somente com universidades federais, caso da Federal de Pernambuco.

O certificado do programa Mídias na Educação – que é um curso aprovado pelo MEC e oferecido por instituição credenciado por ele – será enviado ao cursista pelo correio e terá validade nacional. Desse modo, dependendo dos critérios de evolução funcional e contagem de pontos de cada rede escolar, nada deve impedir que tenha validade nos mesmos.

O fato de ser um curso a distância não influencia aspectos como estes. Conforme explica o MEC: “nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: ‘Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional’. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos”.

O NCE/USP tem providenciado atestados de conclusão de Ciclo. Porém, estes podem não ter valor para efeito de evolução funcional, contagem de pontos em carreira ou outro objetivo similar. Os atestados da podem ser vistos neste site (caso o cursista não tenha recebido-a, poderá solicitá-la à coordenação do curso):